camaramucuri
Bom Jesus da Lapa “Capital Brasileira da Fé” atraindo em seus santuários milhares de fiéis em Julho e Agosto

A cidade de Bom Jesus da Lapa, às margens do rio São Francisco, na divisão administrativa das regiões sudoeste e oeste da Bahia, é conhecida mundialmente como a capital brasileira da fé por abrigar espaços sagrados para os católicos, o “Santuário do Bom Jesus” e o santuário da Nossa Senhora da Soledade. Capital do turismo religioso no nordeste do Brasil, Bom Jesus da Lapa é sede de uma das principais romarias do País e abriga a 1ª maravilha do Brasil, o Santuário do Bom Jesus.

Bom Jesus da Lapa está a 770 quilômetros de Salvador e a cidade se desenvolveu por meio de uma gruta localizada dentro de um dos morros que compõem a sua área urbana com 90 metros de altura, após o artista plástico português Francisco de Mendonça Mar, o “Padre Francisco da Soledade” ter se estabelecido no local como um monge em 1691.

Mais de trezentos anos depois, o local ainda atrai muitos romeiros, sendo um dos santuários mais conhecidos do mundo. Considerada a Capital Brasileira da Fé, Bom Jesus da Lapa concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, nos meses de julho e agosto, que é a Romaria do Bom Jesus, em que atrai milhares de fiéis todos os anos. Em agosto é o período de maior número de visitantes. Vários são os turistas religiosos e romeiros que vêm agradecer e pedir graças neste lugar sagrado: A Gruta do Bom Jesus da Lapa. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up