Mucuri Carnaval

Itaobim é uma cidade cortada pelo rio Jequitinhonha, tão bem celebrado pelos seus artistas em verso e prosa. As suas serras formadas por pedras floridas com tonalidade verde ao redor da cidade simbolizam o vale do Jequitinhonha. O município é conhecido como Terra da Manga, fruto saboroso e nativo em todo o município, inclusive realizando a sua tradicional festa da manga anualmente, sempre no primeiro final de semana de novembro.

A cidade sedia o Museu de Arte e Cultura de Itaobim, ou simplesmente Museu Canjira, com um rico acervo de amostra de animais reconstituídos em suas características físicas, objetos e fotos que contam a história do Vale do Jequitinhonha e, retrata crenças, esperanças e visões da cultura popular regional.

O Museu Canjira de Itaobim foi instituído pelo baiano Brasiliano Pereira Reis, o “Mestre Canjira”. No ano de 1956, aos 27 anos, Canjira iniciou a fundação do Museu, pelo qual se tornou um dos mais referenciados taxidermistas do país ou talvez o mais importante da sua época e hoje o Museu é uma das maiores referências brasileiras da história natural. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up