cara970x250
Nova Viçosa, um dos litorais mais belos da Bahia completa 58 anos de emancipação; Veja Vídeo

Por Athylla Borborema

Com cerca de 50 mil habitantes, o município de Nova Viçosa, na costa das baleias, na região extremo sul da Bahia, completa nesta segunda-feira, dia 27 de julho de 2020, o seu 58º aniversário de emancipação político administrativa. Nova Viçosa completará em 23 de outubro de 2020, os 300 anos de sua fundação, no entanto, sua povoação só foi declarada por ocasião da sua denominação de Vila Viçosa, por força de Carta Régia de 03 de março de 1775, embora, se tornou cidade com status de município e ganhou independência política, somente há 58 anos.

O início do povoamento de Nova Viçosa nasce em 23 de outubro 1720, quando a região era primitivamente habitada por índios aimorés e foi ocupada por colonos provenientes do atual território do município de Mucuri, com a chegada desses colonos foi então fundada a povoação de Campinhos às margens do rio Peruípe. Com a criação da povoação, surgiu a capela de Nossa Senhora da Conceição, edificada no ano de 1748.

Nova Viçosa foi denominada Vila Viçosa e declarada povoado por força de Carta Régia de 03 de março de 1775, foi elevada ao status de vila em 1798 com o nome de Viçosa, que segundo eles, era devido ao viço da vegetação da região. Em 1911, se transformou simplesmente em Viçosa com dependência colonial, constituída de dois distritos: Viçosa e Colônia Leopoldina (atual distrito de Helvécia).

Em janeiro de 1931 o seu território é anexado ao município de Mucuri, passando a ser um distrito da cidade vizinha. Em dezembro de 1943 o distrito de Viçosa passa a se chamar Marobá, o que muda no ano de 1953, quando o distrito passa a se chamar oficialmente Nova Viçosa.

E somente em 27 de julho de 1962, Nova Viçosa se emancipou e tornou-se município com áreas desmembradas dos territórios dos municípios de Mucuri e Caravelas pela Lei Estadual nº 1751, constituído por mais 6 povoamentos: além da sede, por Posto da Mata, Argolo, Helvécia, Cândido Mariano, Bela Vista e Colônia Nova.

O prefeito Manoel Costa Almeida, o "Manoelzinho" (DEM) que administra o município pela 4ª vez, disse que este ano não haverá evento festivo de participação popular em comemoração ao aniversário da cidade, como ocorre todos os anos, em virtude das regras de distanciamento social impostas pelos organismos de saúde pública por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Cercada por arquipélagos, pelas baleias jubartes, extensos manguezais, belíssimas praias, costas infinitas, corredores ecológicos, ilhas sob as estradas marítimas do ambiente aquático rio Peruípe, além de dois portos marítimos, um de pesca e outro de atracação de barcos de passeios, o turismo é a grande importância de Nova Viçosa.

O balneário de Nova Viçosa é o centro urbano do litoral da costa do descobrimento mais próximo do arquipélago de Abrolhos e em frente ao arquipélago de Coroa Vermelha. Cercada de belezas naturais e atrativos estruturais como praças, avenidas comerciais, quiosques de artesanatos, bons e confortáveis hotéis e barracas de praias aconchegantes na sua orla marítima, com tudo isso, torna-se Nova Viçosa uma cidade mais agradável do ponto de vista turístico, tanto que atrai milhares de visitantes todos os anos.

Log in or Sign up