vicosa
Praia do Moreira, um dos destinos exuberantes para quem visita o balneário de Cumuruxatiba

Por Athylla Borborema

A luxuosa e paradisíaca Praia do Moreira, no balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado, no extremo sul da Bahia, está situada numa região de reserva de proteção ambiental, denominada Reserva Extrativista Marinha de Corumbau e é um pedacinho da costa nordestina que encanta turistas do mundo inteiro, um excelente local para relaxar e apreciar as belezas a beira mar.

Numa perspectiva do mar para o litoral, avistamos os recifes de corais, vegetação de restinga, coqueiral, manguezal, rio e mata atlântica. A Praia do Moreira, também chamada pelos seus entusiastas de Moreira Beach, possui um mar de águas claras, com praias recortadas por fontes e falésias coloridas e é destino para quem aprecia a singularidade das belezas naturais e as riquezas da cultura do nordeste.

A paisagem tropical desta praia escreve suas linhas nas águas mansas e mornas, coloridas de um tom verde esmeralda, dividindo espaço com um céu de nuvens espaçadas, emolduradas por um azul quebrado somente pela luz do Sol. Na maré baixa praia se transforma em um cenário natural de deixar qualquer pessoa apaixonada pelo lugar em meio as suas dezenas de piscinas naturais com os corais que contrastam com a água esverdeada.

O mar da Praia do Moreira causa um impacto visual digno de contemplação e está na lista dos destinos obrigatórios para quem visita o balneário de Cumuruxatiba, com suas vistas exuberantes e piscinas cômodas durante a maré baixa. O local é propício para se produzir belíssimas imagens.

Na Praia do Moreira se produziu parte das imagens da abertura da novela Flor do Caribe da TV Globo, exibida no horário das 18h durante 159 capítulos no período de 11 de março a 14 de setembro de 2013. Uma reprise especial da telenovela passou a ser exibida em 31 de agosto de 2020.

O acesso à Praia do Moreira é fácil, tanto andando pela areia a 4,5 quilômetros ao norte do balneário de Cumuruxatiba ou indo de carro por estrada vicinal. Sem infraestrutura alguma, deserta, ela oferece coqueiros e areia clarinha. Na maré baixa, os corais contrastam com a água esverdeada. A praia é mansa e, na maré seca, surgem grandes piscinas naturais nos arrecifes, povoadas de peixinhos multicoloridos.

Log in or Sign up