Corumbau, um exuberante balneário de um atraente mar azul no litoral norte do Prado

Por Athylla Borborema

Estar em Corumbau é reviver parte da história e ainda ter boas opções de diversão durante o verão. O balneário de Corumbau é uma península delimitada pelo rio Corumbau e o Oceano Atlântico, o local representa o sonho de férias de muita gente com os seus 15 quilômetros de praias, no extremo norte do município de Prado, bem no limite da divisa com o território de Porto Seguro, na região extremo sul da Bahia.

O acesso ao balneário de Corumbau é a partir de 40 Km de asfalto da cidade do Prado até o distrito de Guarani e mais 55 km em estrada de chão até a Ponta do Corumbau. Ou seja, o acesso de carro é feito por uma estrada de terra saindo do distrito de Guarani, do ponto Km-12 da Rodovia BA-489 que liga Itamaraju a Prado.

Não há quem resista o encanto das praias cristalinas desse paraíso chamado Corumbau, distante a 102 Km da sede do município, Prado. Corumbau e o seu mar azul, que em tupy-guarani significa “o fim do mundo e o começo da terra” ou simplesmente “longe de tudo”. O nome traduz a bela paisagem onde a ponta de terra avança para o mar, passando a impressão de que se está no começo ou no fim do mundo.

 Isolado do resto do mundo, o destino é um lugar perfeito para curtir praias de areia branca banhadas por águas marinhas rasas e translúcidas. O mar ganha seu aspecto cristalino após atravessar as extensas faixas de corais dos seus arquipélagos. O mar é transparente, que mais parece uma rasa piscina natural, que podem, facilmente, ser confundidas com as praias do Caribe, conhecidas pelo mar cristalino e bem azul.

O local também oferece excelentes e luxuosos hotéis para seus visitantes. As opções de hospedagem variam: o visitante pode ficar tanto em simples pousadas como em luxuosíssimos hotéis, que abrigam restaurantes chiques e oferecem praias particulares a poucos passos dos quartos e bangalôs. São praias de areia fofa e branca, cercadas por coqueiros e banhadas por um encantador mar azul.

A praia é considerada uma das mais belas do Brasil: o mar é de águas claras, onde se enxerga o fundo, de fina areia branca, com trechos de Mata Atlântica. Além de nadar, os visitantes podem aprender costumes com os nativos e se deleitar com deliciosas receitas de frutos do mar. Na Ponta de Corumbau, está a vila dos pescadores, local de saída e chegada dos barcos de pesca, das pousadas e do pequeno comércio. Os pescadores da aldeia de Corumbau têm como vizinhos os índios pataxós e o Parque Nacional de Monte Pascoal. Aliás, o Monte fica bem visível, desde a estrada que liga o distrito de Cumuruxatiba ao balneário de Corumbau.

Log in or Sign up