Destaques

O vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnado da Saúde” (PR), em visita a inúmeras obras concluídas e em andamento por proposição sua no município de Teixeira de Freitas, garantiu que outras obras de infraestrutura serão executadas pelo prefeito Temóteo Brito nesses próximos meses e que irão garantir o ordenamento de serviços prestados na cidade e no interior do município.

Destaques

Na sessão ordinária desta quarta-feira (18/09) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o plenário votou os pareceres das comissões permanentes e aprovou o Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal nº 19, de 03 de setembro de 2019, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio de cooperação entre entes federados celebrado entre o município de Teixeira de Freitas e o estado da Bahia, autorizando a gestão associada de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, e da outras providências.

No Projeto de Lei do Executivo e aprovado no Poder Legislativo, o prefeito Temóteo Alves de Brito (Sem Partido), explica que o objetivo foi a gestão obter a autorização de delegar o exercício das competências de regulação e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário à AGERSA - Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia, órgão autônomo vinculado à SIHS - Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia, para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário mediante o cumprimento das condições de validade dos contratos previstas no Artigo 11, da Lei Federal nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007.

Cuja legislação federal, estabelece a existência de plano de saneamento básico editado pelo município, a existência de estudo comprovando a viabilidade técnica e econômico-financeira da prestação universal e integral dos serviços na área de atendimento contratual, a existência de normas de regulação e fiscalização e a realização de audiência e consulta pública a respeito de minuta do contrato de programa, bem como mediante as tratativas dos termos do futuro contrato de programa a ser celebrado entre o município de Teixeira de Freitas e a EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A.

Como o município não possui logística técnica para realizar tais estudos e execuções e nem dispõe de recursos para contratar empresa especializada para realizar tais trabalhos de alta complexidade urbana, objetivando consolidar seus planos para renovar o contrato de concessão com a EMBASA, o Poder Executivo apresentou o Projeto de Lei prevendo firmar convênio com a própria EMBASA para que ela própria execute tais estudos e serviços para que no fim o município obedeça a legislação nacional e esteja apto a assinar o futuro termo de concessão pública junto a própria Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A.

No entanto, o prefeito Temóteo Brito ressaltou que desde o vencimento do contrato de concessão com a EMBASA, que a sua gestão tem buscado, através de relacionamento com referida concessionária, assegurar os investimentos necessários para ampliação e melhoria do abastecimento d’água, rede de esgoto, reflorestamento do leito do rio Alcobaça e outros mecanismos de infraestrutura, inclusive quando à responsabilidade da empresa e de seus prestadores de serviços quanto à recuperação de pavimento nas áreas onde realizam os serviços, mas, o certo é que, sem a assinatura do referido convênio de cooperação, persistiria a insegurança de ambas as partes, em prejuízo da população teixeirense.

O prefeito Temóteo Brito ainda destacou que a aprovação do Projeto de Lei já foi um passo importante para que ele possa tomar as próximas providências para regularizar a situação contratual do município de Teixeira de Freitas com a EMBASA e, através da empresa e junto ao Governo do Estado, o município consiga melhorar e ampliar os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados na cidade pela mencionada concessionária, que já prevê um investimento inicial de R$ 129 milhões em esgotamento sanitário na sede do município. (Por Athylla Borborema)

Destaques

O cantor Igor Nemo, radicado no Estado do Pará, autor de ritmos inovadores do sertanejo universitário brasileiro fará um show na sexta-feira do próximo dia 20 de setembro no Parque de Exposições de Boa Esperança, no extremo norte do Espírito Santo, durante a programação da festa da cidade. E no sábado, dia 28 de setembro será a vez do cantor sertanejo cantar pela primeira vez em Itamaraju, no extremo sul baiano, como atração principal no Espaço Território, clube de shows da cidade.

Destaques

Uma multidão passou pela Câmara Municipal de Teixeira de Freitas entre o período da tarde deste último domingo (15) até o final da manhã desta segunda-feira (16), onde o corpo do sociólogo e matemático Wander Policário foi velado. Foram inúmeras as homenagens prestadas ao um dos homens mais importantes da cidade que ao longo de três décadas só construiu amigos e dirigiu a educação com maestria.

Um enorme cortejo fúnebre se formou pelas ruas de Teixeira de Freitas para o sepultamento do corpo de Wander Policário, no Cemitério Parque Reviver, no bairro Ouro Verde, na zona norte da cidade, onde foi sepultado na presença do pai, dos irmãos, esposa, das filhas, amigos, colegas professores, alunos e ex-alunos, admiradores, políticos e na presença das pessoas mais influentes e importantes da região.

Dentre as homenagens durante o sepultamento foram registradas a do juiz de direito Roney Moreira e do prefeito Temóteo Brito que descreveram a importância do que representou Wander Policário, como cidadão, pai, esposo, professor, coordenador político, consultor educacional, amigo e companheiro de todas as horas.

O professor doutor Wander Augusto Policário, aos 63 anos, morreu no final da manhã deste domingo (15/09) vítima de infarto após ter passado mal no jardim da sua casa e ter dado entrada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Teixeira de Freitas. O sociólogo e matemático Wander Policário, era professor doutor titular da UNEB, um dos homens mais admiráveis da região e um dos maiores intelectuais do ensino superior da Bahia.

Era um dos intelectuais mais influentes da política de Teixeira de Freitas e um dos maiores mestres da educação superior com uma carreira de sucesso na Universidade do Estado da Bahia. Seu alto grau de intelectualidade nunca lhe subiu à cabeça, tratava a todos com igualdade, sempre bem-humorado, brincalhão, amigo leal, de notório saber na ciência política e de cabeça brilhante, tanto que terminou se tornando ídolo dos seus próprios ídolos.

A obra e a vida Wander Policário

Wander Policário nasceu em 1956 na cidade de Santa Maria do Suaçuí, no vale do rio Doce, no leste de Minas Gerais, mas sua juventude foi em Caratinga, na mesorregião do Vale do Aço Mineiro, onde se bacharelou em Ciências Sociológicas e também se formou com licenciatura plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, em 1981. Wander Policário chegou a Teixeira de Freitas no ano de 1991, após ter sido aprovado em concurso público para professor substituto da Universidade do Estado da Bahia, dez anos após o Campus-X da instituição ter sido fundado na cidade.

Wander Augusto Policário além de sociólogo e matemático de formação, ele era pós-graduado em Matemática Superior e em Matemática Fundamental, mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique Jose Varona de Havana, Cuba. E doutor em Ciência da Educação pela Universidad de la Empresa-Facultad de Ciências de la Educación de Montevideo, Uruguai. Era professor titular do Campus-X da Universidade Estadual da Bahia. Exerceu importantes cargos políticos na região, como a titularidade da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, nas gestões 1997/2000 e 2001/2004. E titular da Secretaria Municipal de Administração de Mucuri, na gestão 2005/2008.

No primeiro ano do atual mandato do prefeito Temóteo Alves de Brito, ele ocupou o cargo de Chefe Municipal de Gabinete, mas acabou entregando a função para retornar as suas missões públicas na UNEB, objetivando agregar seus benefícios para sua futura aposentadoria. Professor e homem público de grande reconhecimento, respeitado em todos os meios, amante dos animais e aprendeu a gostar dos gatos (os animais preferidos dos intelectuais), por influência da sua filha mais nova. Wander Policário deixou viúva a esposa Adriana e duas filhas Yasmim, estudante de medicina e Isadora, estudante de medicina veterinária. (Por Athylla Borborema)

Destaques

Na noite desta última quarta-feira (18), um Fiat Palio, de cor branca, placa PPG-5108, foi encontrado com várias marcas de tiros numa ladeira que dá acesso ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

Destaques

Após o Tribunal Superior do Trabalho (TST), decidir nesta terça-feira (17) que 70% dos empregados dos Correios mantivessem as atividades da empresa, os funcionários suspenderam a paralisação. Com a decisão dos empregados, os Correios vão manter as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 até o dia 2 de outubro, data do julgamento do dissídio pelo tribunal.

Destaques

Morreu no final da manhã deste domingo (15/09) vítima de infarto após ter passado mal no jardim da sua casa e ter dado entrada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Teixeira de Freitas, o sociólogo e matemático Wander Policário, professor doutor titular da UNEB, um dos homens mais importantes da região e um dos maiores intelectuais do ensino superior da Bahia.

Destaques

Polícia Federal realiza, na manhã desta quinta-feira (19), uma operação no Congresso, que tem como alvo o líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), além do filho dele, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE).

Destaques

Dezoito bicos de combustíveis lacrados por entregarem quantidades menores que as efetivamente pagas pelo consumidor, duas bombas também lacradas em função de vazamento interno, notificação de 42 bombas em mau estado de conservação, postos sem alvará de funcionamento, problemas de segurança nas instalações e ausência de equipamentos de análise.

Destaques

Um filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (11), em Trancoso, litoral sul de Porto Seguro. O mamífero, medindo quatro metros foi encontrado por pescadores na faixa de areia da praia, segundo informa o site na Mídia News.

Log in or Sign up