Morre em Teixeira de Freitas o sociólogo e matemático Wander Policário

Morreu no final da manhã deste domingo (15/09) vítima de infarto após ter passado mal no jardim da sua casa e ter dado entrada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Teixeira de Freitas, o sociólogo e matemático Wander Policário, professor doutor titular da UNEB, um dos homens mais importantes da região e um dos maiores intelectuais do ensino superior da Bahia.

Wander Policário era um dos homens mais influentes da política de Teixeira de Freitas e um dos maiores mestres da educação superior com uma carreira de sucesso na Universidade do Estado da Bahia. Seu alto grau de intelectualidade nunca lhe subiu à cabeça, tratava a todos com igualdade, sempre bem humorado, brincalhão, amigo leal, de notório saber na ciência política e de cabeça brilhante, terminou se tornando ídolo dos seus próprios ídolos.

Quem era Wander Policário

Wander Augusto Policário era sociólogo e matemático de formação, pós-graduado em Matemática Superior e em Matemática Fundamental, mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique Jose Varona de Havana, Cuba. E doutor em Ciência da Educação pela Universidade de la Empresa-Facultad de Ciências de la Educación de Montevideo, Uruguai. Era professor titular do Campus-X da Universidade Estadual da Bahia. Exerceu importantes cargos políticos na região, como a titularidade da Secretaria Municipal de Administração de Mucuri e secretário Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, nas gestões 1997/2000 e 2001/2004.

No primeiro ano do atual mandato do prefeito Temóteo Alves de Brito, ele ocupou o cargo de Chefe Municipal de Gabinete, mas acabou entregando a função para retornar para suas funções públicas na UNEB, objetivando a agregação dos seus benefícios para sua futura aposentadoria. Wander Policário deixou viúva a esposa Adriana e duas filhas estudantes de medicina.

Luto Oficial

Tão logo soube do falecimento do sociólogo e matemático Wander Policário, o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, decretou luto oficial por três dias no município. E nesta segunda-feira (16/09) as aulas foram suspensas em todas as escolas da rede municipal de ensino e nos principais setores da Prefeitura Municipal, especialmente na Secretaria de Educação e na Chefia de Gabinete.

Velório na Câmara Municipal

O corpo de Wander Policiário está sendo velado no plenário Franscitônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Ronaldo Cordeiro, também suspendeu as atividades funcionais do Poder Legislativo nesta segunda-feira (16) em homenagem ao falecimento de Wander Policário. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up