Prefeitura Mucuri 970x250
Estudo da produção literária dos imortais da ATL é apresentado na XXIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB em Salvador

A UNEB – Universidade do Estado da Bahia realizou entre os dias 14 e 18 de outubro, no auditório no Hotel Sol Bahia Sleep, no bairro de Patamares, em Salvador, o IV Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Ações Afirmativas da UNEB, com o tema “Universidade Pública e Gratuita: resistência, produção científica e transformação social”, o evento reuniu graduandos(as), pós-graduandos(as) e pesquisadores(as) da universidade e demais estudiosos(as). O IV ENINEPE teve como objetivos a apresentação de resultados, a integração da comunidade acadêmica com os diversos segmentos sociais e a promoção de debates sobre as ações de ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas frente aos desafios contemporâneos e em defesa da garantia de uma educação superior pública, gratuita, de excelência e popular.

No Pelourinho foi sediado iniciativas do encontro, a exemplo do V Seminário de Metodologias Participativas e Extensão em Comunidades, promovido pelo Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH) da UNEB. O “Estudo da Produção Literária dos imortais da ATL - Academia Teixeirense de Letras” foi apresentado na XXIII Jornada de Iniciação Científica, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro, também no Hotel Sol da Bahia Sleep, em Salvador. Na realidade, a Jornada de Iniciação Científica e outros eventos, como o XI Seminário de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e o III Encontro dos Estudantes Intercambistas, aconteceram dentro do IV Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Ações Afirmativas da UNEB (ENINEPE).

A pesquisa sobre a produção literária dos membros da ATL foi apresentada pela professora mestre e pesquisadora Arolda Maria da Silva Figuerêdo e pela pesquisadora bolsista Joana Estéfane Calixto da Silva, que é aluna do 6º semestre do curso de Letras no Campus X da UNEB em Teixeira de Freitas. A apresentação da pesquisa foi avaliada por uma representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo da produção literária dos membros da ATL ainda envolve a pesquisadora bolsista, também aluna de Letras da UNEB, Danila Irineu Santos. Joana Estéfane Calixto da Silva e Danila Irineu Santos cuidaram, respectivamente, dos subprojetos intitulados “O espaço urbano: as imagens da cidade e suas representações sociais” e “Os diferentes tempos: mítico, memorialístico, e outras retomadas do passado”.

Tanto o projeto da professora mestre Arolda Maria da Silva Figuerêdo, titular do corpo docente do Campus X da UNEB, quanto os subprojetos das pesquisadoras bolsistas obedeceram às seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, encontro com as orientandas, levantamento e análise de aspectos literários, produção textual e divulgação da pesquisa. A apresentação dos resultados da pesquisa na Jornada de Iniciação Científica, em Salvador, significa que o projeto e respectivos subprojetos cumpriram todas as etapas e seus resultados foram levados ao conhecimento do público. A professora Arolda Figuerêdo festejou o momento por ter chegado com suas alunas até a Jornada Estadual de Iniciação Científica.

Para o presidente da Academia Teixeirense de Letras, jornalista e poeta Almir Zarfeg, disse que a professora Arolda Figuerêdo é uma pessoa por demais importante para a ATL, seja como presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Castro Alves de Literatura, seja como autora da importante pesquisa que acaba de ser realizada tendo como foco a produção literária dos membros da instituição literocultural.  “Esses resultados serão sucintamente apresentados aos membros da ATL na sessão solene marcada para o dia 5 de dezembro. Na oportunidade, as pesquisadoras bolsistas serão homenageadas e a professora Arolda Maria empossada como Membro Benemérito. Em nome da ATL, expresso meus parabéns à professora mestre Arolda Figuerêdo e às alunas e pesquisadoras Joana Estéfane Calixto e Danila Irineu Santos pela conclusão e apresentação do fascinante trabalho”, anunciou e festejou o presidente Almir Zarfeg. (Da redação TH)

Log in or Sign up