Prefeitura Mucuri 970x250
Multidão acompanha cortejo para levar o último Adeus a William de Tico Romão

Uma multidão acompanhou no final da tarde desta última terça-feira (29/10), no Cemitério Jardim da Saúde, no bairro Nova Teixeira, na zona oeste de Teixeira de Freitas, o sepultamento do corpo do ex-vereador Willian Martins de Souza, 64 anos, filho caçula do ex-prefeito de Alcobaça, o saudoso Tico Romão.

Willian morreu na manhã da última segunda feira (28), na fazenda da família, adjacente do distrito de Cachoeira do Mato e chegou a dá entrada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), já sem sinais vitais, vítima de um disparo de arma de fogo na face, por meio de um ato de suicídio clássico motivado por uma carga depressiva.

O corpo do ex-vereador Willian Martins de Souza foi velado em sua residência na Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, no centro de Teixeira de Freitas por onde passaram centenas e centenas de pessoas durante o velório. Ninguém quis acreditar na morte de um homem de tanta contribuição ao município que só construiu amigos ao longo da sua vida.

Tanto o prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) quanto o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) decretaram luto oficial por três dias no município e no Poder Legislativo. Em respeito a passagem do ex-vereador Willian Martins de Souza, a Câmara Municipal suspendeu seu expediente funcional nesta última terça-feira (29).

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, conterrâneo de Willian, em Cachoeira do Mato e amigos de uma vida inteira, lamentou profundamente a morte do amigo. “Estamos todos desolados e com os corações estraçalhados com a perda do amigo querido Willian, e ao mesmo tempo conformados pelo legado que ele deixa diante de tudo que pode fazer pelo município de Teixeira de Freitas.

O radialista e agropecuarista Alceu Gonçalves, colega de internato de Willian, em Nanuque no início da década de setenta e amigos de uma vida inteira, disse que não esperada por uma notícia tão triste. “Willian foi meu amigo de uma vida inteirinha, nos conhecemos ainda adolescentes no Colégio do Internato em Nanuque, eu recém-chegado de Araçuaí e ele de Cachoeira do Mato, depois me mudei para Teixeira de Freitas e nossa relação continuou, especialmente ligados pela nossa paixão pela agricultura e pela pecuária. Meu desejo agora é que ele descanse em paz”.

Quem foi Willian

A morte de Willian Martins de Souza abalou à cidade em razão de ter sido uma das figuras públicas mais conhecidas do município que, além de natural do município, foi um grande defensor da sua terra e construiu uma legião de amigos infinitos. Muitos custaram em acreditar na sua morte e pela forma que ocorreu. Tanto no velório, quanto no sepultamento, o que se ouvia eram relatos enaltecedores a vida de Willian.

Willian Martins de Souza era médico veterinário formado pela UFBA – Universidade Federal da Bahia (1980) com pós-graduação em Reprodução e Produção de Gado de Leite e Gado de Corte, Transferência de Embriões e Ultrassonografias em Equinos, além de várias outras especializações cursadas em renomadas instituições de ensino do país, todas no campo da veterinária bovina.

William ainda foi vereador por Teixeira de Freitas por dois mandatos, nas gestões 1997/2000 e 2001/2004 e foi diretor regional da ADAB – Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia, a partir de agosto de 2011. Ele era casado com a pedagoga Ednalva Moraes Souza, que também foi vereadora por Teixeira de Freitas no período 2005/2008. E deixou dois filhos Iana e Nuno. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up