Prefeitura Mucuri 970x250
  Agnaldo da Saúde é nomeado para a chefia de gabinete do prefeito Temóteo Brito

O ex-presidente da Câmara Municipal e vereador de segundo mandato Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PL) assume hoje (terça-feira), dia 03 de dezembro, a titularidade da Chefia de Gabinete do prefeito Temóteo Alves de Brito (PP), pasta que tem atribuições civis e de relações institucionais do Governo Municipal. Agnaldo da Saúde havia se licenciado da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (02) e no final da tarde do mesmo dia, o Diário Oficial do Município de Teixeira de Freitas circulou eletronicamente com a publicação da sua designação.

Agnaldo da Saúde assume o lugar deixado pelo advogado Herbert Chagas, exonerado na última quinta-feira (28/11) e no mesmo Diário Oficial saiu a sua nomeação para assumir oficialmente a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde, pasta que já respondia interinamente desde o último dia 11 de novembro, após a exoneração do ex-comandante da pasta Fabiano Marily. Aliado histórico e leal amigo de Temóteo Brito e membro do conselho político do prefeito, o vereador Agnaldo da Saúde presidiu a Câmara Municipal na gestão 2017/2018 e atualmente exercia no parlamento a função de líder do Governo Municipal.

Conforme declarou o prefeito Temóteo Brito durante a inauguração de uma unidade de saúde no bairro Residencial Castelinho, na zona oeste da cidade, no início da noite de quinta-feira do último dia 28 de novembro, o convite ao vereador Agnaldo da Saúde se deu após entender que o parlamentar é uma das figuras mais importantes da sua aliança política e um dos homens mais preparados da política local e que pode contribuir ainda muito mais estando dentro do governo com o seu potencial político, administrativo e poder de articulação.

Temóteo Brito disse que a nomeação de Agnaldo da Saúde se dá também pela grande torcida dentro do seu governo diante de tudo que ele fez em favor do Poder Legislativo como presidente e pelo seu destaque na política regional, onde vem usando da sua influência pública para beneficiar os municípios da região com a captação de recursos para as comunidades rurais e para a saúde pública regional – além de ter revitalizado a administração pública e criado um novo estilo público de gerir o parlamento teixeirense que serviu de exemplo para inúmeros municípios do interior do Brasil, além de já ter conquistado com seus aliados políticos em Salvador e em Brasília recursos que já ultrapassam R$ 16 milhões para o município de Teixeira de Freitas.

Suplente

Na sessão da Câmara Municipal do último dia 27, Agnaldo da Saúde já havia feito um discurso de despedida e admitido a sua ida para nova função. No seu lugar no Poder Legislativo assume o primeiro suplente de vereador da coligação “Reage Teixeira II”, o oficial de justiça Domingos Oliveira Donato (PSC). O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) confirmou no início da manhã desta terça-feira (03), que Domingos Donato assume a vaga deixada por Agnaldo da Saúde, ainda na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 4 de dezembro.

Biografia

Agnaldo da Saúde nasceu na cidade mineira de Nanuque, no dia 1º de agosto de 1970. É o caçula de 8 filhos do casal Adelmário Oliveira Barbosa e Fidelcina Teixeira Barbosa. Chegou a Teixeira de Freitas no dia 26 de junho de 1985, no ano que Alcobaça deliberou o processo de emancipação política e administrativa do município de Teixeira de Freitas. Ele é enfermeiro de formação e empresário do ramo da saúde privada. Casou-se em 1991 com a enfermeira e estudante de medicina Mirileide Lima dos Santos Barbosa, com quem tem 2 filhos: o advogado Bruno Santos Barbosa e a estudante de odontologia Bruna Santos Babosa.

Na década de 80, ainda adolescente, iniciou sua carreira política, militando em várias campanhas eleitorais. Na sua trajetória, trabalhou como Ouvidor do Município de Teixeira de Freitas, quando desenvolveu projetos essenciais para a saúde pública municipal. Foi também assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, onde adquiriu muita experiência política. No ano de 2008, foi candidato a vereador e obteve a 12ª maior votação do município com 1.273 votos, mas não conseguiu se eleger por falta de coeficiente do partido. Em 2012, foi eleito vereador pela primeira vez como o 2º mais votado do município com 1.330 votos e teve um mandato pautado em prioridades para a saúde pública. Em 2016, foi reeleito vereador como o 14º mais votado com 804 votos, quando também foi eleito por 19 votos a 0, presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

Como presidente do Poder Legislativo realizou vários feitos elogiáveis, como a implantação da Rádio Câmara 90,9 FM - a primeira emissora legislativa do norte/nordeste do Brasil, implantou o sistema de transparência pública na Casa e ganhou repercussão nacional ao adotar transmissão ao vivo por todos os canais de internet das sessões de licitações da Câmara, investiu em tecnologia e realizou obras de ampliação da primeira e segunda torres dos prédios da Casa, reinstalando a Procuradoria Jurídica, a Contabilidade, o Departamento de Recursos Humanos, Copa e ampliado o espaço da Rádio Câmara FM. Seus feitos e projetos apresentados lhe renderam prêmios importantes em reconhecimento ao seu trabalho público, como:  a “Medalha do Mérito da Ciência Política”, oferecida pela ALB – Academia de Letras do Brasil. A “Comenda Padre José de Anchieta” oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e a Academia Capixaba de Letras e tantas outras honrarias. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up