Prefeitura Mucuri 970x250
Teixeira de Freitas: Município recupera estradas e implanta novos canais de manilhamento na zona rural

A Prefeitura de Teixeira de Freitas está executando algumas frentes de trabalho na recuperação das estradas vicinais do interior, de pontes e manilhamentos em comunidades rurais do município. As chuvas que caíram no município nos primeiros dias de janeiro foram de grande intensidade nas regiões dos povoamentos de Santo Antônio, Vila Marinha e Jardim Novo, causando estragos generalizados e em especial, danificando bueiros e estradas vicinais que dão acesso às várias comunidades locais do interior.

Atualmente os funcionários da Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, têm trabalhando no sentido de atender as demandas para facilitar a vida do homem do campo. Atualmente uma grande frente de trabalho está em andamento numa região rural adjacente do distrito de Santo Antônio, com abertura de novos canais para o escoamento de córregos e rios, além da recuperação das estradas com serviços de cascalhamento.

Conforme o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas, o engenheiro e produtor rural Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori”, os serviços estão incluídos no planejamento do melhoramento de estradas vicinais, que são aquelas que ligam o campo à cidade, bem como na recuperação de pontes e bueiros, além da construção de novos canais e serviços de drenagem das estradas em locais considerados críticos, cujos serviços garantirão o escoamento das águas das chuvas. Segundo o secretário Dori Neves, a determinação do prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) é procurar manter as estradas em boas condições para facilitar o setor rural do município, melhorando as condições do tráfego de veículos e para facilitar o escoamento agrícola e a vida dos moradores das comunidades rurais.

De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, o empresário e pecuarista Tabajara Soares Marques, estas obras são de muita importância para as comunidades, e mesmo com a crise pela falta de dinheiro para investimentos que às prefeituras brasileiras atravessam, em Teixeira de Freitas é preciso realizá-las. Segundo Tabajara Marques, a recuperação das vias envolve ainda reparos nas redes de drenagem arrancadas pelas águas que causaram inúmeros desbarrancamentos. Em alguns trechos, o manilhamento está sendo duplicado ou até triplicado dependendo da necessidade. Para reforçar a obra e evitar que as manilhas sejam arrancadas novamente pelas chuvas, as redes estão recebendo encabeçamento com pedras marruadas e em outros pontos estão sendo colocadas camadas de brita corrida para refazer alguns pontos que ficaram intransitáveis após as chuvas, liberando o acesso para dezenas de famílias que vivem na região.

O prefeito Temóteo Brito explica que seria obras muito dispendiosas para o município se fossem realizadas por uma empresa contratada, mas como está sendo executada pela própria Secretaria de Infraestrutura, a viabilidade é maior e mais positiva. Além disso, lembra o prefeito, que está aproveitando a estiagem deste período do verão para dar continuidade à recuperação das estradas buscando melhorar o acesso dos moradores. E que a recuperação do manilhamento e implantação de novos canais vão evitar que a água acabe com as estradas nos futuros temporais.

“O nosso governo continua com o compromisso de melhorar e modificar a vida das pessoas. A Prefeitura apesar das suas dificuldades financeiras atuais que impossibilita realizarmos tudo que gostaríamos em obras de infraestrutura, nós enxergamos isso como um desafio e não como um obstáculo. O objetivo da limpeza e ampliação do manilhamento dos córregos, bem como a construção de novos condutos é de aumentar a vazão em época de chuva, minimizando o problema de alagamento e destruição das nossas estradas vicinais”, destacou o prefeito Temóteo Brito. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up