vicosa
Prefeitura de Mucuri realiza reunião para traçar estratégias de contenção à erosão costeira

Encontro reuniu o prefeito, Defesa Civil, vereadores, empresários, secretários e servidores

O problema da erosão marítima prejudica comerciantes, donos de pousadas e o próprio nativo, por isso, tendo em vista o avanço do mar nos últimos dias, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 17 de março, uma reunião no gabinete do prefeito Carlos Simões, onde ele recebeu a Defesa Civil da cidade, empresários dos empreendimentos localizados próximo às áreas mais afetadas pela erosão costeira, vereadores, secretários e um representante da Suzano Papel e Celulose.

Mucuri sofre com a erosão costeira desde 2009. Trechos da costa da cidade foram reduzidos aproximadamente 400 metros, no período de 10 anos. Cerca de quatro ruas e quatro transversais desapareceram, por conta da erosão.

Em 2017 e 2018, o Município decretou situação de emergência por conta da violência das marés, levando tudo que encontrava. Os decretos foram homologados pelo Governo do Estado e reconhecidos pelo Governo Federal.

“Agora, que se aproxima o mês de abril, período em que se intensifica a erosão, o Município traça um plano de emergência para conter o avanço do mar em sua costa, inclusive, conta com o apoio e parceria da Suzano Papel e Celulose para implementar as ações”, diz Simões.

“Enquanto as medidas técnicas são tomadas para o plano ser concluído, a Prefeitura de Mucuri atua fazendo o que é possível, com o maquinário a postos, colocando pedras e outras barreiras para impedir o avanço do mar”, completa. (Da redação TH)

Log in or Sign up