Mucuri
Após confirmação do primeiro caso de coronavírus gestão municipal suspense reabertura do comércio em Itamaraju; assista

A reabertura do comércio de Itamaraju havia sido decidida após reunião na manhã de sexta-feira, dia 27 de março, com integrantes do Executivo Municipal, inclusive o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), Sindicato do Comércio (SIDCOMÉRCIO), Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (SINDECITA) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Após o encontro ficou decidido que o comércio deveria retornar às suas atividades a partir desta segunda-feira, dia 30 de março.

Ficou acertado que as lojas poderiam voltar com suas atividades, porém, com algumas restrições, como evitar aglomerações e cuidado redobrado com a higiene sanitária. “É ideal que as empresas tenham álcool em gel para ser utilizado pelos seus funcionários e clientes”, informou o SINDCOMÉRCIO em nota.

Mas neste domingo (29) o prefeito do município, Marcelo Angênica (PSDB) baixou novo Decreto Municipal, suspendendo o funcionamento das lojas. A suspensão acontece após o Laboratório de Saúde Pública da Bahia (LACEN) atentar o primeiro paciente do município com COVID-19, o novo coronavírus. “Fica determinado o fechamento dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço neste município, a partir desta data, pelo prazo de 15 dias, excetuando-se aqueles considerados essenciais”, decretou.

Ainda no Decreto Municipal 32, de 29 de março de 2020, o prefeito Marcelo Angênica estabeleceu estado de emergência no setor da saúde, o que cria um ambiente especial, incluindo realização de compras sem o rito legal estabelecido pela Lei de Licitações. “Fica decretada situação de emergência na saúde pública do município de Itamaraju para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus”, estabeleceu. (Por Ronildo Brito)

Log in or Sign up