Mucuri
Temóteo Brito inaugura Biblioteca Pública no 35º aniversário de Teixeira de Freitas

Na manhã deste último sábado, dia 9 de maio, quando o município de Teixeira de Freitas celebrou o seu 35º aniversário de emancipação político administrativa, o prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) entregou à população a tão sonhada Biblioteca Pública Municipal, situada na Avenida São Paulo. A inauguração contou com poucos convidados para que se evitasse aglomeração em razão das medidas de prevenção ao novo coronavírus.

O evento registrou a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); secretário Municipal de Educação João Carlos; do vereador Valci Vieira (AVANTE) autor da proposição legislativa e também autor da liberação dos recursos por meio da sua emenda impositiva para que o município implantasse a Biblioteca Pública Municipal, dentre tantas outras autoridades presentes.

O prefeito Temóteo Brito disse que Teixeira de Freitas não poderia ganhar o maior dos presentes no dia do seu aniversário que foi a inauguração da Biblioteca Pública Municipal que vai atravessar o tempo e ajudar a formar gerações inteiras de leitores. Segundo ele, as prateleiras do local vão comportar um acervo de aproximadamente 50 mil livros, entre best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, livros de autores da terra, entre outros gêneros literários, além de acervo em braile.

Conforme o secretário Municipal de Educação e Cultura, professor João Carlos Vieira da Silva, a Biblioteca é uma agência dinâmica de construção de sujeitos porque proporciona o acesso ao conhecimento, não apenas em arquivo físico, como arquivos digitais, em plataformas de conhecimento, transformando as pessoas em protagonistas do seu próprio destino. Ressaltando ainda, a importância da biblioteca e dos demais equipamentos culturais do município. “A cultura eleva o saber e esse espaço é inspirador para todos os frequentadores. Além da biblioteca, a Prefeitura de Teixeira de Freitas através do Departamento de Cultura promove atividades culturais durante o ano inteiro, por meio da inclusão, prevenção e interação e promoção do conhecimento”, destacou.

Ludmila Takeuchi, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal em Teixeira de Freitas, diz que a unidade começa com cerca de 10 mil livros catalogados com títulos da literatura brasileira, obras técnicas, científicas e muitos outros gêneros e, o objetivo é atender escolas e comunidade, com projetos como o da Biblioteca Itinerante, em que participam contadores de história. O projeto integra eventos e faz visitações às instituições, como espaços de cultura, Casa dos Idosos, entre outros.

O professor universitário e vereador Valci Vieira dos Santos, que também é escritor e titular da Cadeira nº 29 da ATL - Academia Teixeirense de Letras, disse que o município ganha de presente no seu 35º aniversário a Biblioteca Pública Municipal, que representa oportunizar o acesso à cultura, à informação e ao lazer, porque será um espaço voltado para o fomento da cultura por meio da literatura, porque será um local de programação especial, incluindo exposição de obras literárias, banca de troca de livros, encontro de escritores, lançamento de livros, homenagens a grandes nomes da literatura local, além de contação de histórias e peças teatrais. "É com muita alegria que celebramos a inauguração da Biblioteca Pública Municipal, que tanto buscamos para que nascesse para promover a difusão da leitura, do livro e da literatura no nosso município”, festejou o vereador Valci Vieira. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up