cara728x90
Dois morrem por COVID-19 em Itamaraju; Num dos casos foi liberado velório e sepultamento com aglomerações

Nesta sexta-feira, dia 29 de maio, no início da noite, a Secretaria de Saúde de Itamaraju divulgou o seu mais novo boletim relacionado aos números da Covid-19, o novo coronavírus do município. O balanço seguiu a tendência de alta e apresentou mais dez casos de pacientes infectados com o novo vírus, totalizando 142, com 85 recuperados, 3 aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN), 88 pessoas em monitoramento, 4 pacientes internados e 2 óbitos.

A primeira vítima fatal da Covid-19 em Itamaraju foi uma idosa, muito conhecida na cidade e que o teste rápido tinha dado negativo para a doença. Como base nessa testagem, que não é segura, o velório foi realizado numa igreja da cidade, com o caixão em parte aberto e aglomeração de amigos e parentes.

O segundo óbito pelo novo coronavírus em Itamaraju foi de um paciente de 54 anos, que segundo a Secretaria Municipal de Saúde seria portador de comorbidades como hipertensão arterial e diabetes. Ele morreu na madrugada de segunda-feira, dia 25 de maio, no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), com suspeita de Covid-19, o novo coronavírus, apesar da testagem rápida também ter falhado.

Ao confirmar oficialmente as duas mortes por Covid-19 nesta sexta-feira (29), o secretário municipal de Saúde, Luiz Fábio, relatou que todas as medidas já foram adotadas seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, inclusive todas as pessoas que tiveram contato com os dois pacientes estão isoladas e sendo acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica.

Nas redes sociais são centenas de posts criticando a Secretaria de Saúde de Itamaraju, por ter liberado o velório da primeira paciente apenas com base na testagem rápida, que já comprovou ser falha em vários país. O nome da paciente, sua idade e os problemas de saúde que por ventura ela tenha apresentado no momento em que procurou o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) não foram informados. (Por Ronildo Brito)

Log in or Sign up