Teixeira: Uma das grandes lideranças do PT diz não ser candidata à reeleição em 2020

A vereadora de segundo mandato e enfermeira de formação Erlita Conceição de Freitas (PT), tida como uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores e uma militante aguerrida das causas sociais e da sua gente do campo, declarou nesta sexta-feira (03/07) que não disputará a sua 3ª eleição ao parlamento e consequentemente não buscará o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

A vereadora Erlita Freitas que já disputou seis eleições e venceu duas com mandatos pautados em prol das causas sociais, da saúde pública, do desenvolvimento rural e do progresso da educação, informou que definiu não buscar a sua reeleição para o terceiro mandato, porque decidiu em investir na sua carreira como profissional da saúde, pretendendo em 2021, após o término do seu mandato de vereadora, deixar o país para estudar medicina. Nas eleições de 2020, o seu irmão Valdo Benedito Conceição de Freitas, o “Valdão” deve ser o candidato da família e do seu grupo político.

“A minha definição de não sair candidata mais uma vez nas eleições deste ano, foi puramente objetivando investir na minha carreira de profissional da saúde. Sou enfermeira de formação com uma atuação reconhecida pelas unidades de saúde que trabalhei em Teixeira de Freitas e em cidades circunvizinhas, mas optei em investir mais no meu potencial como profissional da saúde e estou indo a partir de janeiro de 2021 estudar medicina fora do Brasil e depois retornarei a Teixeira de Freitas”, disse.

E acrescentou a parlamentar: “Tenho convicção que a minha contribuição como vereadora tem sido salutar pelas garantias dos cidadãos teixeirenses e todos os embates que tenho enfrentado tem sido em defesa do nosso povo, especialmente daquele menos favorecido economicamente, razões pelas quais, nunca deixei a política destruir meus ideais e nem a minha personalidade ética. Dei tudo de mim como enfermeira, estou cumprimento o meu papel como política, mas, sei que como médica em um futuro bem próximo, posso contribuir muito mais”, ressaltou Erlita Freitas.

Erlita Freitas

Erlita Freitas é filiada ao PT – Partido dos Trabalhadores, do qual é militante desde muito jovem e já fez faz do seu diretório municipal e da executiva estadual. Ela nasceu na comunidade Serrinha, um povoamento de famílias tradicionais de Teixeira de Freitas e é a 10ª filha dos 13 filhos do saudoso casal Benedito Procópio e Maria Margarida Conceição de Freitas, onde desde menina que passou a ingressar em grupos de militâncias populares. Estudou na Escola Municipal Jose Felix Correia, formou-se no nível médio em Contabilidade pelo CEPROG - Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão e em Técnica de Agropecuária pela EMARC/CEPLAC. Mas encontrou sua profissão como decana da primeira turma do curso de bacharelado em Enfermagem Faitefi/Pitágoras, tanto que cursou pós-graduação de Gestão em Saúde Pública pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia, onde aprimorou os seus conhecimentos para sua atuação nas unidades básicas de saúde.

Negra, bonita, inteligente e destemida, Erlita Freitas iniciou sua vida na militância popular ainda na adolescência atuando na Comissão Eclesial de Base da Igreja Católica, da Pastoral Rural da Terra e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira de Freitas. Na década de 90 ainda muito jovem, Erlita Freitas foi uma das principais lideranças do movimento contra a violência aos trabalhadores, comandou eventos na greve dos trabalhadores da construção civil, foi dirigente do movimento estudantil e sempre foi considerada uma guerreira na sua militância em defesa dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Participou da fundação da CUT - Central Única dos Trabalhadores no Extremo Sul da Bahia e na fundação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Construção Civil do Extremo Sul do Estado.

Fora sua atuação nestes grupos militantes e de prestações de serviços às comunidades que Erlita Freitas foi indicada para disputar uma eleição ao cargo de vereador pela primeira vez em 1996, depois em 2004 e em 2008, já nas eleições de 2014 foi candidata a deputada estadual e obteve 14.907 votos como a 5ª mais votada da região. No ano de 2012, a menina da comunidade Serrinha foi eleita como a vereadora mais votada do município de Teixeira de Freitas com a obtenção de 1.479 votos e em 2016 foi reeleita para o atual mandato como a 9ª mais votada do município com 938 votos. Os seus mandatos sempre foram pautados na defesa da saúde pública, da educação de qualidade, do desenvolvimento rural e em defesa das mulheres no combate a violência doméstica. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up