Teixeira970
Temóteo Brito entrega à população o Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus

Por Athylla Borborema

O prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) inaugurou no final da tarde desta segunda-feira (13/07), na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Jardim Liberdade, o Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus - Covid-19, onde os pacientes serão acolhidos por uma equipe de enfermeiros, médicos e técnicos que farão a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves. A obra custou aos cofres do município o valor de R$ 1,5 milhão de investimentos e após a pandemia, passará a funcionar como o novo prédio da UMMI – Unidade Municipal Materno-Infantil de Teixeira de Freitas.

Para a inauguração do Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus, o prefeito Temóteo Brito contou com a presença do seu vice-prefeito Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Lucas Bocão” (PSL); do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); do promotor eleitoral da comarca José Dutra de Lima Júnior; do secretário Municipal de Saúde, o advogado Herbert Fernandes Chagas, diversas outras autoridades políticas, além de vereadores, secretários municipais e servidores públicos, embora, estivessem todos usando máscaras e respeitando o distanciamento durante a cerimônia.

Após a inauguração o prefeito Temóteo Brito convidou a todos para conhecerem o novo equipamento que estará apto a receber, exclusivamente, pacientes com suspeita de infecção pela Covid-19, que serão encaminhados ao Centro pelas unidades de saúde do município, para receber os primeiros tratamentos. De acordo com o prefeito Temóteo Brito, o Centro faz parte das estratégias adotadas para prevenir, controlar e combater o avanço do coronavírus: “Esse centro de triagem é fundamental e nós avançaremos muito com ele. Nós seremos o único laboratório das regiões sul e extremo sul da Bahia que vai realizar testes de coronavírus. Estamos tomando todas as providências para que possamos salvar a maior quantidade de vidas possíveis, inclusive instalando barreiras sanitárias e protelando as medidas restritivas para que a tranquilidade reine”, declarou o prefeito.

Conforme a administradora do Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus, a farmacêutica bioquímica Junia Garcia, a unidade irá contar com médicos e enfermeiros, treinados para atender pessoas com sintomas de coronavírus ou síndromes gripais, que estejam em monitoramento e não trata-se de uma unidade de internamento e sim uma unidade ambulatorial com funcionamento das 07h às 19h, por onde o paciente passa por uma triagem a partir da recepção, depois passa pela enfermagem, até ser atendido pelo médico, mas será possível fazer na unidade a coleta e até manter o paciente em observação e caso necessário o encaminhamento para um hospital. Junia Garcia disse que essa iniciativa da administração municipal, através da Secretaria de Saúde, visa oferecer melhor assistência à saúde de todos e melhor organizar o sistema municipal de saúde pública.

Conforme o secretário Municipal de Saúde e presidente do Comitê de Gestão da Crise para o Enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o advogado Herbert Chagas, a unidade conta com equipamentos e leitos para estabilização e atendimento dos pacientes. “Aqueles que, eventualmente, chegarem ao Núcleo receberão os primeiros cuidados antes de serem recuperados ou transferidos para alguma unidade hospitalar. Estamos trabalhando conforme a exigência do nosso prefeito Temóteo Brito que é humanizar a cada dia a nossa saúde pública. E Teixeira de Freitas é uma mãe de braços abertos para atender os outros municípios da região”, disse o secretário de saúde Herbert Chagas.

O vice-prefeito Lucas Bocão destacou a importância de uma boa gestão da saúde em um momento de crise. “Estamos vivendo um triste cenário em todo o Brasil com essa pandemia. Gostamos da estrutura que foi montada e esperamos que seja bem utilizada. Ter um local específico para receber os pacientes com suspeita de infecção é uma grande ajuda para o combate à pandemia e, a saúde pública teixeirense está de parabéns com o empenho e o comprometimento do prefeito Temóteo Brito”, comemorou o avanço, Lucas Bocão.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro disse que o Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus foi entregue para humanizar o atendimento aos pacientes teixeirenses que tem vivido com um certo pavor com esta doença invisível. “Realmente o governo municipal tem trabalhado de forma exemplar no combate ao vírus e já vemos o bom resultado dessas ações. Graças ao esforço incondicional do prefeito Temóteo Brito, Teixeira de Freitas é uma das poucas cidades do país que recebe um Centro de Atenção grandioso como este”, destaca o presidente.

O 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), autor da proposição legislativa que requereu a implantação do Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus, festejou a inauguração da unidade e disse que é importante esclarecer que o atendimento não vai acontecer por demanda espontânea, pois não é um serviço de portas abertas, porque os pacientes serão encaminhados pelas unidades de saúde e no Centro os médicos especialistas farão uma segunda avaliação dos pacientes que vão receber os primeiros tratamentos.

O prefeito Temóteo Brito, lembrou que o local dispõe de instalações amplas e foi equipado para receber pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. E o município promoveu a aquisição de macas, EPI’s, medicamentos, laringoscópio, termômetros, soro, além de realizar seleção de profissionais para atender os pacientes. O Centro de Atenção conta com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e equipe de higienização. O serviço oferece leitos de atendimento a pacientes que apresentem quadro leves e moderados de suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19, além de uma sala vermelha que poderá ser usada caso surja algum paciente em estado grave até que ele seja transferido para um dos hospitais credenciados ao município. Em Teixeira de Freitas as aulas estão suspensas e atividades coletivas com aglomeração estão proibidas no município.

 

Log in or Sign up