Mucuri
Carlos Simões inaugura praça revitalizada e um calçadão público no distrito de Belo Cruzeiro em Mucuri

O prefeito José Carlos Simões (PSD) ao lado a primeira dama e secretária de ação social Cleudi Simões; do presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Deolinda Seixas (PSC); demais vereadores, secretários municipais, servidores públicos e à população local, inaugurou no final da tarde desta sexta-feira (07/08), as obras de revitalização da Praça Municipal Gentil Geige e a construção do Calçadão Público Ana Maria Oliveira, no distrito de Belo Cruzeiro. São dois novos espaços públicos como opções de lazer para à comunidade local. Quando o prefeito Carlos Simões ainda anunciou o início das obras de ampliação da UBS e a construção da Creche Municipal do distrito.

A população do distrito de Belo Cruzeiro, no município de Mucuri, prestigiou o ato de inauguração das obras de revitalização da Praça Gentil Geige e do Calçadão Público Ana Maria Oliveira. Na Praça Pública a Prefeitura de Mucuri proporcionou ao local uma nova arquitetura de lazer com direito a um parque infantil que durante a cerimônia de inauguração foi tomado pela criançada que testou com muita diversão os principais brinquedos instalados no espaço.

O mais interessante das obras de revitalização da Praça Gentil Geige foi a manutenção das árvores cinquentenárias que estão no local desde 1970, quando o espaço foi doado para construção de uma praça pelo saudoso agricultor Gentil Geige, que doou uma área da Fazenda Belo Cruzeiro, para que o povoamento fosse ampliado e ganhasse um espaço de lazer e entretenimento. Em 1976, o patrono Gentil Geige foi assassinado na própria Praça que idealizou.

A filha do homenageado, Adinéia Martinho Geige fez parte do ato de inauguração das obras de revitalização da Praça e disse que a sua família se sente lisonjeada com a homenagem refeita ao seu saudoso pai que não chegou a conhecer, porque tinha menos de 1 ano de idade quando ele morreu. Para Edinéia, rebatizar a única praça pública do distrito com o nome do seu pai é imortalizá-lo literalmente e beijar o rosto de cada pessoa da sua família, porque a emoção é grande para todos.

O prefeito Carlos Simões (PSD), disse que o motivo de reurbanizar a Praça Gentil Geige, teve o objetivo de cuidar de toda a sua manutenção para que viesse se tornar um local agradável e seguro na comunidade para que as famílias voltem a frequentar o local com tranquilidade. Na praça pública foi implantado um piso intertravado, o que garantirá para os frequentadores da praça uma ampla área útil sob um paisagismo moderno e propício ao bem-estar na convivência das pessoas.

Conforme o prefeito Carlos Simões, muitas foram as melhorias implementadas na Praça Pública como a revisão das calçadas e da iluminação, instalação e pintura de bancos e postes, poda das árvores e trabalhos de poda de plantas ornamentais, plantio de flores nos canteiros, plantio de orquídeas nos troncos das árvores, adubação dos jardins e aplicação de produtos contra pragas e doenças que atingem gramados, árvores e plantas ornamentais.

“Estamos com a praça linda, revitalizada e veja quantas crianças brincando no parque infantil, isso me deixa muito feliz. Nós temos muito o que comemorar, pois a praça ficou muito bonita. Quem conheceu a praça antes, não acredita o que é isso que estamos vendo hoje. Trata-se de um dia histórico para à população de Belo Cruzeiro. Fizemos um projeto com a implementação de boas práticas sustentáveis para garantir um ambiente mais saudável em meio às belíssimas árvores e muito verde em pleno centro urbano do distrito. Uma praça que será zelada e preservada pelos moradores, que tanto solicitaram e sonharam com este dia”, celebrou o prefeito.

E acrescentou: “Hoje saio daqui ainda mais motivado para continuar trabalhando pelo município de Mucuri, pela gratidão que recebi e por ver que é uma praça que será zelada e preservada pelos moradores, que tanto lutaram e sonharam com este dia. Portanto, assino hoje a ordem de serviço para o início de outras duas novas obras públicas para Belo Cruzeiro, que são: a ampliação da Unidade Básica de Saúde e a construção da Creche Municipal”, ressaltou o prefeito Carlos Simões.

Ao discursar o vereador Saullo Souza Santos, lembrou um pouco da história da localidade e das suas férias de criança no lugar, dizendo, no entanto, que os dois espaços inaugurados em Belo Cruzeiro são locais que voltaram a ser lugares de convívio, lazer, inclusão e muita brincadeira das crianças. Porque se tornaram oásis de lazer em meio a pequenas ilhas verdes e são pequenos territórios que foram devolvidos às crianças e à população em favor do entretenimento, do lazer e da diversão.

De acordo com o vereador o vereador Itamar Siqueira Junior, o “Itamar do Social”, essa aposta de revitalização das praças dá continuidade a uma proposta de fortalecimento dos espaços públicos no município de Mucuri que tem levado uma série de serviços e opções de lazer para vários pontos urbanos do município de Mucuri. Segundo o vereador Itamar do Social, revitalizar esses espaços também reflete na economia tanto com a valorização dos imóveis do entorno quanto em relação ao fomento ao turismo e ao lazer. Contudo, lembra Itamar, o ganho maior que projetos desse nível traz está mesmo na qualidade de vida, na saúde da população e na construção da cidadania.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas”, a importância das praças no contexto das cidades é inegável. E a Praça Gentil Geige em Belo Cruzeiro nasce com uma função social, urbanística e educativa interessante na comunidade. Somado a isso, elas integram e têm o poder de revitalizar a paisagem urbana, o que traz inegáveis benefícios para população. “É na praça que a cidade se encontra, que os moradores se expressam, se exercitam, ou simplesmente descansam. É a praça o principal cartão postal dos lugares. Só temos que agradecer o esforço e a vontade política de realizar cada vez instrumentos sociais interessantes para à população”, ressaltou o presidente. (Por Athylla Borborema).

Log in or Sign up