Prefeitura de Itanhém transforma vida de moradores com obras de infraestrutura urbana no distrito de Ibirajá

Por Athylla Borborema/fotos Edelvâcio Pinheiro

A Prefeitura de Itanhém está levando pavimentação para o distrito de Ibirajá, no interior do município. O município pavimenta o local com blocos de concreto (lajotas sextavadas) e também executa a drenagem das vias. O prefeito Mildson Dias Medeiros (PSD) vem acompanhando o andamento dos serviços que estão sendo executados em Ibirajá, que têm sido importantes para o avanço da infraestrutura urbana do distrito.

Para os moradores, eles estão sendo privilegiados e a iniciativa é a concretização de um sonho e traz maior qualidade de vida. A maioria das ruas do distrito de Ibirajá era totalmente abandonada, cheias de valetas, buracos intermináveis, onde não trafegava nem motocicletas – agora as obras de pavimentação estão progredindo, melhorando a qualidade de vida dos seus moradores, além de acabar com a poeira no período de estiagem e com o lamaçal nas épocas chuvosas.

“Era um dos anseios mais antigos dos moradores do distrito de Ibirajá. Essa ação vai dar qualidade de vida para todos que moram aqui, eleva a autoestima e dá maior dignidade. Nosso trabalho é esse, levar obras para os quatro cantos do município de Itanhém. A pavimentação é uma obra necessária na porta do cidadão e estamos investindo em pavimento intertravado. Como o próprio nome já diz, o pavimento intertravado se trava”, ilustrou o prefeito Mildson Medeiros.

E explicou: “Tratam-se de blocos de concreto pré-fabricados que são assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. As juntas entre as peças são preenchidas por material de rejunte, o que permite a utilização imediata do pavimento e, além de ser resistente, é fator ainda de embelezamento da rua e um dos grandes benefícios atrelados ao uso deste pavimento é a questão da sustentabilidade e os ganhos ambientais que na comparação com o uso do asfalto são extraordinários. Fazemos uma gestão planejada e com projetos viáveis”, concluiu o prefeito Mildson Medeiros.

Na primeira etapa das obras de pavimentação no distrito de Ibirajá, já foram construídos 4.490 m² de calçamento, que contempla as ruas Rua Turmalina (1.200m²), São Francisco (1.620m²), São João (900 m²), Itamaraju (420m²) e Portugal (350m²). O prefeito Mildson Medeiros ainda anunciou mais 2 mil metros quadrados de calçamento para o distrito, que vai beneficiar a localidade conhecida como “Gogó da Ema”. Assim, a rua Turmalina e a rua São João vão ter as outras partes das vias pavimentadas, além de completar também as ruas Macaé, conhecida como “Rua da Máquina”, e São Geraldo, na saída para Vereda.

Novas Obras

O prefeito Mildson Medeiros informou que possui um cronograma intenso de pavimentação que vai anunciar ao longo de 2021, inclusive obras de pavimentação para outros distritos e vilas do município. Disse que vai construir uma rede de esgoto em terrenos da rua São Francisco e instalar mais postes de iluminação em diversas ruas, notadamente nas que serão pavimentadas na segunda etapa das obras em Ibirajá, informando, inclusive, que o município já dispõe de um estoque de manilhas e postes para esta espécie de serviço. Em parceria com a Prefeitura de Vereda e com o Consórcio Construir, a Prefeitura de Itanhém está recuperando e cascalhando a estrada vicinal que liga Ibirajá a Salomão.

Telefonia Móvel

Ainda no distrito de Ibirajá, o município de Itanhém conquistou a implantação da telefonia móvel da localidade e as obras da estrutura para a implantação da torre de telefonia celular da empresa TIM, estão em estado avançado. A benfeitoria da rede móvel era um sonho que os moradores do distrito almejam há muitos anos e, por meio da interlocução do prefeito Mildson Medeiros e do presidente da Câmara Municipal de Itanhém, vereador Marcos Vilas Boas (PSD) com o senador da república Otto Alencar (PSD), através do programa “Fala Bahia”, este sonho está se realizado.

Log in or Sign up