Prefeitura Mucuri 970x250
Mucuri confirma adesão ao programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE)

Meta é avançar no aprendizado dos alunos, acelerar a qualidade da educação e fortalecer diálogo com as comunidades

Mucuri é o mais novo município que confirma adesão ao programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Suzano S.A e empresas da Votorantim atuam.

Desde março que a secretária municipal de Educação, Ronilzia Guerra Jardim, assinou a Carta de Pactuação junto à Suzano, representada pelo consultor de Desenvolvimento Social da empresa, Narcísio Loss, e pela analista de Sustentabilidade Kariny Paiva. A assinatura foi realizada na Subprefeitura de Itabatã. Loss salientou que a qualidade da educação pública ainda é um desafio para o desenvolvimento do país, mas com o apoio de diversas esferas será possível modificar esse cenário.

Mucuri já ativou o PVE e, com ele, diversas ações e intervenções passam a ser realizadas em cada localidade do território. O programa tem por finalidade avançar no aprendizado dos alunos da rede, acelerar a qualidade da Educação, uma vez que tem foco no IDEB, e fortalecer o diálogo entre comunidades tradicionais e as unidades escolares.

O trabalho é desenvolvido de forma direta com duas frentes de gestão, sendo uma com a Secretaria de Educação e Gestores Escolares, e a frente de Mobilização Social, com lideranças comunitárias e com jovens.

O Grupo de Mobilização é composto por lideranças do município de Mucuri, entre eles escritores, pessoas ligadas a Assistência Social, projetos sociais, entre outros, e que construiu um plano de trabalho baseado em ações utilizando recursos audiovisuais, como o “cinema na comunidade” para dialogar sobre o papel da comunidade dentro da unidade escolar.

Por sua vez, o Grupo de Jovens do Município construiu um cronograma de ações culturais com o tema “Meu projeto na rua”, no qual farão intervenções em bairros de baixa renda de Mucuri e Itabatã e nas comunidades rurais de todo o Município.

No dia 10 deste mês, aconteceu mais um encontro de Mobilização Social, desta vez com os jovens do distrito de Itabatã. Jovens e mobilizadores do grupo núcleo do PVE discutiram ações para o distrito. Intervenções como o “Cinema na Praça” do bairro, popularmente conhecido como “Pica Fumo”, e também uma tarde de esportes já está sendo traçada para acontecer. Em breve haverá divulgação dessas datas e de como ocorrerão essas ações de fato.

Em linhas gerais, a educação municipal tem no PVE um importante aliado, com envolvimento de diretores de escolas, secretarias municipais de educação e os alunos. (Ascom)

Log in or Sign up