Prefeitura Mucuri 970x250
Jogos Pan-Americanos: Bahia é o estado do nordeste que mais conquista medalhas para o Brasil no século XXI

Após 56 anos, o Brasil voltou a terminar o Pan-Americano na segunda posição, atrás apenas dos Estados Unidos. Com 55 medalhas de ouro, 45 de prata e 71 de bronze, a delegação brasileira garantiu em Lima, no Peru, a sua melhor campanha na história dos jogos.

O ótimo desempenho dos brasileiros foi ocasionado também pelo papel dos nordestinos, em especial o estado da Bahia, principalmente se contarmos todas as medalhas conquistadas em todas as edições disputadas no século XXI.

De acordo com dados levantados pelo jornalista Cássio Zirpoli, desde os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, a região nordeste conquistou 78 medalhas. O Estado da Bahia lidera entre os nordestinos com 24 medalhas, sendo sete de ouro, oito de prata e nove medalhas de bronze.

Em segundo aparece o Estado de Pernambuco, com 18 medalhas, no entanto o estado que aparece em segundo no número de medalhas de ouro é a Paraíba, com cinco, uma a mais que os pernambucanos.

O maior destaque entre os atletas nordestinos é o baiano Isaquias Queiróz, com três medalhas de ouro na canoagem. Vale lembrar que o atleta também é detentor de três medalhas olímpicas. (Da redação TH)

Log in or Sign up