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Aspetos fulcrais na criação da marca online

O crescimento do mercado digital tem vindo a mudar substancialmente a forma como funcionam as empresas online.
Tendo de responder a lógicas de concorrência muito mais desafiantes e cerradas, as novas marcas encontram cada vez mais dificuldades no momento de se implementar no mundo digital, cada vez mais povoado por fornecedores de serviços e lojas online

A saturação dos mercados tecnológicos e digitais faz com que se torne mais importante do que nunca conhecer as lógicas de trabalho e os métodos para a edificação de uma identidade sólida para a nova marca que se pretende implementar. Estas questões, povoadas de aspetos fulcrais para o sucesso, podem fazer toda a diferença entre o êxito e a falência de um negócio digital.

Criatividade, interatividade, recurso a novas redes e mídias sociais e a criação de estruturas identitárias ponderadas e sólidas podem ser elementos chave no momento de desenvolver uma atividade empreendedora no atual cenário digital.
Assim, com uma consciência clara dos desafios oferecidos pelo século XXI, é importante que se saiba quais são os aspetos fulcrais na criação da marca online de sucesso, para que se possa criar uma identidade de marca que sustente a empresa digital e a ajude a chegar mais longe, mesmo perante as cerradas lógicas da concorrência.

1. Slogan: um aspeto fundamental para o reconhecimento

Quantas não são as marcas que reconhecemos pela sua frase-chave? Não precisamos de ouvir o nome do McDonalds quando se entoa “I’m lovin’ it”; nem de ouvir o nome Nescau quando ouvimos “Energia que dá gosto”. São slogans bem conseguidos, que cumpriram a sua função na edificação de uma identidade de marca e que permanecem na memória de todos os que com ela se cruzaram.

Criar um slogan forte é muito importante para garantir o sucesso de uma marca. O slogan é, pois, um dos fundamentos da construção identitária da marca, que permite o reforço das noções mais importantes e dos princípios da mesma, estabelecendo com os clientes noções emocionais, como a proximidade, a competência, o profissionalismo e a confiança. Esta frase, usualmente direta, curta e simples é um dos maiores pontos de conexão entre uma loja e os seus consumidores.

O slogan terá muitos aspetos a considerar. Da facilidade de compreensão, à unicidade, passando pela sonoridade, tudo deve ser tido em conta. Por ser difícil encontrar o melhor slogan, muitas empresas contratam especialistas para este efeito, que se dedicam a edificar as melhores estruturas de identidade, incluindo slogans memoráveis como os que acima foram referidos.

2. Antes do slogan: o nome

Claro que, no momento de iniciar uma empresa e antes mesmo de se terem considerado aspetos tão fundamentais como o slogan, existe algo que precisa de ser definido: o nome.

O nome é, talvez, o mais importante elemento de distinção de uma marca, fazendo com que as pessoas sejam capazes de conhecer e de a reconhecer como uma entidade efetiva. O nome de uma marca serve para que esta possa apresentar-se como algo único e diferenciado, sendo, através deste elemento, possível distinguir uma marca de todas as outras.

Muitas vezes, as novas marcas caem no erro de escolher nomes demasiado arrojados, difíceis de ler ou similares a outras marcas, já de renome. Outro erro comum é o de não verificar a disponibilidade dos domínios online.

Para que uma marca possa ter sucesso, deve apostar num nome legível, simples, que considere o setor em que se insere e que possa ser alojado num servidor de nome idêntico e fácil de encontrar. Isto garantirá uma maior facilidade no encontro com os potenciais consumidores e melhorará as hipóteses do sucesso.

3. Do nome ao design digital

Mais do que a sonoridade de nomes e de slogans, existe um aspeto fundamental numa marca, que se prende totalmente com a parte visual. Uma boa marca irá apelar a todos os sentidos do consumidor, incluindo através das cores, das escolhas do tipo de letra ou das imagens colocadas para ilustrar os artigos disponíveis.

Todos os aspetos de imagem de uma marca podem fazer a diferença numa loja online, diferenciando-a das demais e permitindo uma mais simples utilização das ferramentas disponibilizadas e um maior prazer na navegação do site.

Para a maioria das pessoas, é muito importante o apelo visual e a facilidade interativa no momento de fazer as suas compras numa loja de e-commerce. Da mesma forma, a facilidade de leitura – através dos devidos contrastes – e o uso de uma quantidade acessível de texto poderá fazer a diferença entre a permanência ou a fuga de um cliente em potencial.

Estes são alguns dos aspetos fundamentais que todos os novos empreendedores devem considerar antes de abrirem uma empresa online. De facto, ao estruturarem uma identidade de marca mais sólida, estes empresários estarão a garantir melhores probabilidades de sucesso e a melhorar o posicionamento da sua loja online.

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