Adab reforça compromisso para ampliação da cocoicultura

O diretor geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Maurício Bacelar, participou na noite de terça (6), da abertura da segunda edição do Festival do Coco e das Florestas Plantadas, que acontece em Conde, Litoral Norte da Bahia, até domingo (11). “A Bahia que tem a maior costa litorânea do Brasil também é o maior produtor nacional de coco. Precisamos discutir e unificar ações para fortalecer a cadeia produtiva”, ressaltou Maurício. Durante a solenidade de abertura com a presença de autoridades governamentais, como o secretário Estadual de Agricultura, Lucas Costa, o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, agentes do setor produtivo e parceiros, foi lançado o Programa Estadual de Revitalização da Cadeia Produtiva do Coco.

Inserida no Programa, a ADAB irá fomentar e estabelecer protocolos de defesa agropecuária para a cocoicultura, que emprega 300 mil pessoas, visando criar barreiras à entrada de doenças ainda não identificadas no território nacional e estadual, para evitar a disseminação cruzada de pragas predominantes em diferentes zonas produtoras do estado e de outras regiões do Brasil.

Para o prefeito do Conde, Dudu Vieira, o Festival reforça o compromisso com o governo baiano, através das diversas instituições envolvidas. “A presença da ADAB referenda o trabalho e o caminho que escolhemos, que é o de parceria para ampliar a agronegócio do coco na produção tecnológica, na qualidade e competitividade de mercado”. (Da redação TH)

Log in or Sign up