vicosa
Rádio Ibirajá 87,9 FM entra no ar em caráter experimental no interior de Itanhém

A população do distrito de Ibirajá, no município de Itanhém, ganhou de presente na última sexta-feira (20/03), o som da sua primeira emissora de rádio. A Rádio Ibirajá 87,9 que entrou no ar na comunidade de Ibirajá em caráter experimental, quatro meses depois do Governo Federal ter outorgado a sua concessão para explorar o serviço de radiodifusão comunitária por meio da gestão da Associação Cultural Educacional e Ecológica Ibirajá de Radiodifusão Comunitária.

O Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), publicou a sua outorga no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 25 de novembro de 2019, por meio do ato nº 6178, de 4 de outubro de 2019, como a mais nova emissora de rádio para o município de Itanhém.

O processo da Rádio Ibirajá FM se iniciou em 2012 e somente em 2017 conquistou a Portaria nº 912/2017. A Rádio Ibirajá FM é a 3ª emissora de rádio do município de Itanhém a entrar no ar, detentora do canal 200/frequência 87,9 FM e está estabelecida no próprio distrito de Ibirajá, de onde sua programação será gerada, distante a 21 quilômetros em linha reta da cidade de Itanhém.

Na sexta-feira do dia 6 de setembro de 2019, o Governo Federal, através do MCTIC e da ANATEL, publicou no Diário Oficial da União, por meio do ato nº 4144, de 9 de julho de 2019, a outorga da 2ª emissora de rádio da cidade de Itanhém para explorar o serviço de radiodifusão comunitária por meio da gestão da Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém, que trata-se da Rádio Master 87,9 FM que foi inaugurada no sábado do último dia 8 de fevereiro, com os seus estúdios na Praça Liberdade, no centro da cidade de Itanhém.

A cidade de Itanhém já possui uma emissora de rádio comercial que trata-se da Cidade 101,5 FM, tradicional no município desde o início da década de 1990. E agora entra no ar, a 3ª emissora de rádio do município, no distrito de Ibirajá. Tanto a Rádio Master FM de Itanhém, quanto a Rádio Ibirajá FM da comunidade de Ibirajá, desde o início os processos foram juridicamente cuidados pelo Escritório de Advocacia AJACON, em Teixeira de Freitas, a única e a mais importante instituição jurídica especializada em legislação de radiodifusão desta tríplice mesorregião de Estados.

Conforme os gestores da Rádio Ibirajá FM, pôr a rádio no ar trata-se de uma conquista inédita e já preparam uma programação voltada para a voz da comunidade, dedicada ao jornalismo e aos programas educativos, culturais, informativos e mais espaço para produção independente, objetivando oferecer uma programação com o gosto da população de Ibirajá, principalmente, debatendo os assuntos do município e ajudando a impulsionar a cultura do agronegócio e do turismo ecológico da região. Além disso, os seus gestores querem inovar, desejam utilizar a internet como uma aliada primordial para estimular os projetos da emissora e propagar a riqueza cultural do município de Itanhém para o mundo. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up