Mucuri
Laboratório do LACEN se prepara para promover testes da COVID-19 em Teixeira de Freitas

Mediante demanda por exames em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN em Teixeira de Freitas, se prepara para fazer teste de biologia molecular, que identifica a carga genética do vírus. Atualmente os testes são feitos na sede central do LACEN em Salvador. Conforme a diretora do LACEN em Teixeira de Freitas, a farmacêutica bioquímica Júnia Garcia, a realização dos exames na cidade possibilitará maior rapidez nos resultados da região.

“Uma descentralização dos exames faz bem e agiliza os resultados que, são coletados aqui por nós e enviado para o LACEN em Salvador. Com a possibilidade, o LACEN em Teixeira de Freitas, passa a se responsabilizar pelos 13 municípios de sua base territorial, o que aumenta a capacidade de resposta no combate à COVID-19. Quando tiver funcionando, o laboratório terá capacidade de promover de 80 a 100 exames por dia”, informa a diretora e farmacêutica Júnia Garcia.

Atualmente, no enfrentamento da COVID-19, o LACEN em Teixeira de Freitas faz exames do tipo imunocromatográfico, que identifica anticorpos (IGG e IGM) em testagens rápidas, e coletas de amostras dos casos suspeitos pelo swab. A diretora Júnia Garcia ainda explica que, o início dos exames é aguardado para o final do mês de maio, devido a aquisição dos kits reagentes, que são por meio da SESAB - Secretaria de Estado da Saúde da Bahia. E além disso, o processo depende da conclusão do prazo de importação e treinamento de pessoal. (ASCOM)

Log in or Sign up