Morre Tassizo Carletto aos 83 anos, fundador do Grupo Brasileiro e ex-prefeito de Itamaraju

Por Athylla Borborema

Faleceu na manhã deste sábado (27/03/2021), o empresário Tassizo Carletto, aos 83 anos. No início de dezembro passado, o empresário Tassizo Carletto testou positivo para a Covid-19 e logo foi transferido para o Hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde por quase quatro meses permaneceu internado. Em 23 de dezembro ele chegou a gravar um vídeo destinado aos amigos de Itamaraju falando da sua recuperação. Mas na manhã de hoje (27), ele não resistiu a uma parada cardíaca e faleceu. O corpo do empresário será cremado em São Paulo e as cinzas serão trazidas pela família para uma cerimônia de despedida na missa de 7º Dia.

A saga de um homem chamado Tassizo

Aluyr Tassizo Carletto nasceu na cidade Cachoeira de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, em 12 de maio de 1937 e bem jovem se mudou para Conceição da Barra, no litoral do extremo norte capixaba, movido pela paixão por uma linda jovem. No dia 25 de abril de 1959, em Conceição da Barra, casou-se com Marizete dos Santos Carletto, ele com 22 anos e ela com 19, a mulher que lhe ajudaria a constituir uma das famílias mais influentes da Bahia e o maior grupo empresarial do Estado. Da união tiveram 5 filhos: o político Ronaldo Carletto e os empresários Márcia, Paulo, e os gêmeos Mariza e Márcio Carletto, o “Léleu”.

Tassizo Carletto chegou à Bahia com a mulher Marizete e os 5 filhos, em 1978, onde moraram 2 anos em Eunápolis. Mas em 1980, mudaram-se para Itamaraju. Quando na companhia da esposa, começaram uma empresa de ônibus, denominada de Expresso Itamaraju com apenas um carro, onde o filho mais velho Ronaldo Carletto era o motorista, a mãe cobrava os bilhetes dos passageiros e Tassizo era o mecânico.

A primeira linha da sua empresa de ônibus fazia o itinerário dos povoados de São Paulinho, Pau D’alho e Nova Alegria, interior de Itamaraju, e com a conquista de novas linhas para o interior, a Expresso Brasileiro foi oficialmente fundada em 1983. Tendo conseguido uma segunda linha de Itabela para Guaratinga, onde o cobrador era o filho mais velho Ronaldo Carletto, que já foi deputado estadual três vezes e hoje é deputado federal pelo 2º mandato pela Bahia.

Atualmente todos os filhos estão envolvidos na administração das empresas da família. O Grupo Brasileiro é compreendido por concessionárias de veículos e pelas empresas Brasileiro, Rota, Viametro e Cidade Sol, possui atuação no setor do transporte coletivo, intermunicipal e interestadual em vários estados brasileiros.

Tassizo Carletto venceu na vida promovendo um marco na história de Itamaraju, vendendo segurança e transportando o maior patrimônio das pessoas, que é a vida. Construiu com a família o maior polo empregatício do Estado da Bahia, com cerca de 7 mil empregados e mais de 25 mil indiretos, que até pouco tempo só perdia para a Ford no polo petroquímico de Camaçari.

Embora seus filhos sejam executivos influentes no Brasil, Tassizo Carletto e sua esposa Marizete nunca abriram mão de residir na sua conhecida casa da Rua Maranhão, no bairro de Fátima, em Itamaraju, local de grandes encontros políticos, de visitas ilustres e onde muitas vezes foi palco de reuniões de negócios importantes. Tassizo Carletto ainda deixou outras duas filhas, Suelen Rabello Carletto e Ana Luiza Carletto. Deixou também 12 netos, todos envolvidos nos negócios da família.

O empresário era muito popular e tinha uma rotina de décadas entre o trabalho nas suas fazendas e os estabelecimentos dos amigos em Itamaraju. Era uma figura pública muito fácil de ser encontrada e tido como um homem simples, tanto que foi prefeito de Itamaraju na gestão 2001/2004 e até pouco tempo, mantinha a rotina de comparecer às festas populares dos amigos e degustar uma boa cachaça regional, porque era um amante da cultura da região.

Todo ano, o empresário reunia os amigos numa festa tradicional do seu aniversário na sede da Fazenda Bonanza, município de Prado, adjacente da cidade de Itamaraju, para comemorar o seu aniversário. Época que ele misturava ricos com pobres, gente fina com gente simples. O evento sempre foi o mais esperado do ano entre os amigos e os chegados da família Carletto. O último evento celebrado na fazenda foi em maio de 2019, no seu 82º aniversário.

 

Log in or Sign up