Pescadores estão há 11 dias desaparecidos no mar de Conceição da Barra-ES

Três pescadores de Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, estão desaparecidos há 11 dias. Celio Oliveira dos Santos, Gelson e Alexsandro Silva tinham programado para ficar em alto mar por quatro dias e levaram mantimentos contados para o período. No entanto, a família e moradores da região não conseguem nenhum tipo de contato com os homens.

“Segundo Marinalva Conceição de Oliveira, de 50 anos, a família está desesperada e a esposa e os filhos dos desaparecidos não sabem mais o que fazer. Ela, que mora na  vila de pescadores da cidade, destaca que os três faziam o mesmo trajeto rotineiramente e que eles nunca desapareceram assim antes.

“Eles estavam a cerca de 37 milhas da costa até onde sabemos. É o trabalho deles, eles sempre faziam isso e nada parecido aconteceu antes”, conta. De acordo com a moradora, um boletim de ocorrência (BO) foi registrado, mas até agora nenhuma notícia nova chegou aos familiares: “Dizem que não podem fazer buscas por conta dos fortes ventos, mas falam que estão trabalhando para encontrá-los”.

Para Marinalva, o que mais preocupa é o fato de a embarcação ser pequena e não ter estrutura para dar suporte aos pescadores por mais de cinco dias. “Acho que o  barco deve ter uns oito metros, não dá para eles ficarem muito tempo no mar. Por isso as viagens são curtas. Eles levaram mantimentos contados e gelo, também, para eles e para estocar os pescados”, explica.

Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil (PC) diz que não consegue localizar boletins de ocorrência de plantões anteriores nos fins de semana e feriados. Por isso, não teve acesso ao registro do caso. Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp)  alerta que a Capitania dos Portos deve ser buscada, já que é a “responsável por realização de buscas de embarcações em mar aberto”, como diz trecho da nota enviada pela pasta à reportagem.

Questionada, a Capitania dos Portos do Espírito Santo não respondeu à demanda da reportagem até o fechamento desta matéria. (Informações: G1 ES)

Log in or Sign up