Mucuri
Casal morre em naufrágio de barco em mar aberto e uma menor sobrevive após nadar até a orla de Itacaré

Um casal morreu e uma menor sobreviveu após o naufrágio de um barco nas águas do mar aberto do município de Itacaré, no sul da Bahia. O casal no comando da embarcação tinha saído as 09h de sexta-feira do último 15 de maio de 2020, do porto da cidade de Ituberá, na região administrativa do baixo sul da Bahia, na conhecida Costa do Dendé, navegando pelo rio Santarém e o destino seria a ilha da comunidade quilombola de Porto do Campo, no território do município de Camamu, um percurso de 21 quilômetros.

Mas o casal ao sair no encontro das fozes na Barra de Sirinhaém, ao invés de curvar a direita pela Ilha dos Tubarões para acessar a baía de Camamu em sentido ao seu destino, se confundiu com a poção de terra adiante e passou direto, deixando para virar à direita na poção de terra do balneário de Barra Grande, na Península de Maraú, passando a trafegar em mar aberto e terminou navegando por cerca de 80 quilômetros, até que o combustível acabou já na costa do município de Itacaré.

Na tarde do mesmo dia, eles ligaram para a família para avisar que estavam à deriva, após o barco ficar sem óleo, mas informaram de forma equivocada aos familiares o lugar errado, disseram que estavam sobre as águas da baía de Camamu e na realidade eles estavam em mar aberto e muito distante de onde imaginavam que estavam. Familiares foram até o local informado para levar o combustível, mas não encontraram o barco, justamente porque, o local que o casal estava com a sobrinha de 17 anos, era cerca de 70 quilômetros de onde procuraram por eles. Todos estavam sem colete salva-vidas. Já era noite quando o mar ficou revolto e a embarcação foi virada pela força das ondas e as três pessoas caíram no mar.

A adolescente Mileide Arandiba, 17 anos, foi a única sobrevivente do naufrágio, ela nadou durante toda noite até a praia da cidade de Itacaré contando com a ajuda de uma tampa de isopor e ao chegar em terra firme foi amparada por algumas pessoas que estavam na orla e a levaram até a sede da 72ª Companhia Independente da Polícia Miliar de Itacaré, onde relatou inicialmente os fatos. Já os corpos dos seus tios foram encontrados com ajuda da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Ilhéus.

O corpo de Luciene Conceição Arandiba, 47 anos, foi encontrado ainda na manhã de sábado (16/05) próximo da embarcação afundada adjacente da costa da Praia de Piracanga, em território do município de Maraú, a 8 quilômetros ao norte da foz da Barra do Rio de Contas na cidade de Itacaré. Já o corpo de Renildo Costa da Silva, 52 anos, foi localizado por volta das 16h de domingo, também na costa norte, a 5 quilômetros de Itacaré (17). (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up