Política e cidades

O grupo majoritário da CPI da Covid no Senado quer avançar nos próximos dias em decisões internas importantes, como a discussão sobre incluir ou não o presidente Jair Bolsonaro no rol de investigados. Na semana passada, a comissão anunciou que investiga 14 pessoas. Na lista, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o seu antecessor, Eduardo Pazuello.

Política e cidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, divulga a proposta de programação para vacinação contra a Covid-19 no município. Com a determinação da CIB, o município passa a vacinar apenas por critério de idade, permanecendo como grupos prioritários apenas gestantes e puérperas e novos trabalhadores da saúde.

No domingo, 20, haverá um drive na UFSB para pessoas com 43 anos ou mais. Serão disponibilizadas 1000 doses para pessoas em veículos e pedestres a partir das 8h.

Na terça-feira, 22, fica mantido o drive para pessoas com comorbidades, devido à divulgação prévia. Tanto quem fez o pré-cadastro quanto quem não fez pode comparecer à ação. O drive será na UFSB, das 8h às 11h30. A vacinação será por ordem de chegada e haverá distribuição de senhas. Gestantes, puérperas e lactantes não estão inclusas neste grupo de comorbidades, haverá divulgação específica para este grupo ainda durante a semana. Gestantes e puérperas ainda devem fazer o pré-cadastro no site e as lactantes não precisam, apenas comparecer com a documentação no dia que for divulgado.

Na quarta-feira, 23, haverá mais um drive para pessoas com 43 anos ou mais, também na UFSB, das 8h às 11h30. No mesmo dia, as Unidades Básicas também estarão vacinando pessoas com 43 anos ou mais, das 7h às 10h30.

A idade deve ser ampliada apenas na quinta-feira, 24, quando pessoas com 42 anos ou mais poderão receber a Dose 1 em um drive na UFSB, das 8h às 11h30.

Para a segunda dose, mantem-se o agendamento para Astrazeneca em todas as UBS diariamente. Já para Coronavac, não precisa agendar, e haverá divulgação do dia e local da ação.

Política e cidades

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 18 de junho, no Cartório de Registro de Imóveis em Eunápolis, reunião do lançamento oficial da REURB. Estavam presentes no evento, membros da Comissão Municipal-REURB, composta por Flamarion Matos, (Presidente da Comissão) e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; o advogado Dr. Leonardo Maia, representando a OAB, Subseção de Eunápolis, Dr. Marcelo Nechar, representando o cartório de Registro de imóveis, e ainda, os advogados, Drª Taniara Nogueira, Consultora Jurídica, Dr. Matheus Leite, Procurador Adjunto do Município, Verena Clara, secretária, e o representante do Ministério Público, promotor João Alves Neto.

Reurb é a regularização fundiária urbana municipal, que regulariza a situação de imóveis sem registro nas zonas urbanas dos municípios. Segundo Dr. Marcelo Nechar, Eunápolis tem mais de cem mil imóveis, sendo que deste total, apenas vinte e oito mil constam registrados. A organização fundiária no município atende a Lei n° 13.465, de 2017; a REURB é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes. Já são previstas as futuras ações, como reunião com representantes de corretores e a instalação de uma Audiência Pública, tendo como público principal, empresários do setor imobiliário, engenheiros civil e corretores imobiliários.

Instituída no município de Eunápolis pelo Decreto 9.949/2021, a regularização de imóveis dá a legalidade aos proprietários, com registro em cartório, titulado e protocolado, com legitimação fundiária. No evento vários títulos já regularizados estavam prontos para serem entregues a proprietários de imóveis.
“Para que tudo ocorra da melhor forma e com celeridade, a união desse grupo aqui presente é de vital importância; só com nossa união, com todos falando a mesma língua, criaremos as condições propícias para o sucesso da nossa empreitada”, enfatizou Marcelo Nechar.

“A regularização fundiária em Eunápolis faz parte do projeto de governo da prefeita Cordélia Torres, e ela não medirá esforços para que o Programa de regularização fundiária seja efetivamente implantado em Eunápolis e que fluam os benefícios esperados, a Prefeitura vai agir com total responsabilidade, sem o tão costumeiro apadrinhamento”, disse o secretário Flamarion.

Política e cidades

Por Athylla Borborema

Faria hoje (19 de junho de 2021), exatos 100 anos de vida se vivo estivesse, o professor Benedito Pereira Ralile. Personagem importante da história educacional de Itamaraju, nascido em Caravelas em 19 de junho de 1921. Ele foi um bandeirante do direito e da justiça no extremo sul da Bahia, filho biológico de Caravelas e adotado por Itamaraju.

Política e cidades

Hortaliças, frutas, verduras e raízes, todas frescas e orgânicas, foram disponibilizadas na primeira feira comunitária organizada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e pela Câmara, através do vereador Jucélio Silva. A ação aconteceu na manhã deste sábado, 19, na Creche Jerusalém, local de implantação da primeira Horta Comunitária da cidade.

Foram dispostas as barracas da Feira da Agricultura Familiar, cedidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, para colocar todos os alimentos disponibilizados. Além das hortaliças que já foram colhidas da horta, houve também a doação de frutas e raízes para que os moradores levassem para casa uma variedade maior.

O Prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, ressalta que o momento foi organizado previamente pelo Executivo e Legislativo: “A Secretaria de Agricultura e o vereador Jucélio e equipe trabalharam de forma intensa na horta, cadastraram os moradores que têm essa necessidade e hoje aconteceu essa feira que certamente vai ajudar muitas famílias. Estamos muito felizes com essa primeira edição e com certeza faremos outras. Agradeço a cada um que participou para que esse momento fosse possível”.

Para a Secretária de Agricultura, Elenita Medrados, essa é a concretização de como o campo é essencial na vida das pessoas e como pode transformar a sociedade: “Com apenas um pedaço de terra e muito trabalho, conseguimos alimentar muitas famílias. Quero agradecer ao prefeito pela sensibilidade e a toda a minha equipe por ter se esforçado diariamente nesse projeto maravilhoso que pudemos desenvolver”.

O vereador Jucélio agradece aos parceiros que doaram alimentos e contribuíram para que dezenas de moradores fossem para casa neste fim de semana com a sacola cheia: “Como só pudemos colher da nossa horta neste momento alface e tempero verde, os demais alimentos ainda não estão no ponto de colher, conseguimos doação de aipim, limão galego, maracujá, banana e mamão, e sou muito grato a quem teve a solidariedade de contribuir para diminuir a fome”.
Os moradores que foram cadastrados previamente e receberam os alimentos ficaram felizes com a ação e relataram que neste período de pandemia, com muitas perdas de emprego, poder garantir o alimento é essencial.

Política e cidades

A Prefeitura de Eunápolis publicou o Decreto 10.048, de 18 de junho de 2021, estabelecendo novas medidas sanitárias para o controle e combate ao novo coronavírus. Estão, dentre as medidas que a prefeitura decretou, desde a presenças de crianças com idade mínima em estabelecimentos comerciais e agências bancárias ao reforço da proibição de qualquer tipo de aglomeração.

O novo decreto prevê a retomada gradativa de atividades comerciais e econômicas no Município de Eunápolis, com vigência até 30 de junho de 2021, estabelecidas as normas sanitárias no controle e combate a covid-19.

A prefeitura de Eunápolis tem buscado equacionar suas ações durante o ano de 2021, no que tange ao combate do novo coronavírus, preservando a atividade econômica e reforçando as medidas sanitárias.

Política e cidades

O Decreto da Prefeitura de Eunápolis - 10.047, DE 17 DE JUNHO DE 2021, estabelece as novas medidas restritivas, com restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 00:00h até 05:00h, do dia 17 de junho até o dia 30 de junho de 2021. Fica vedada a venda presencial de bebidas alcoólicas no período de 00h de domingo (20) até 05h de quarta-feira (23), contudo, assegurado o serviço delivery.

Política e cidades

A partir deste sábado (19), ficou determinada a restrição de locomoção noturna das 20h às 5h em 23 municípios da região de Guanambi. Também está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento. As medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, estão publicadas em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19).

Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes e lanchonetes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery) apenas de alimentos, até as 24h. Demais estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar, encerrando suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado pela restrição de locomoção noturna, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

As restrições valem até o dia 1º de julho, nos municípios de Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Também fica proibida, nesses 23 municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 1º de julho.

Já os estabelecimentos que funcionem como mercados devem comercializar somente gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. Esses estabelecimentos devem isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene.

A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiro, como mercados e afins, bancos e lotéricas, cujo funcionamento esteja autorizado, deverá ser definida em ato editado por cada Município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações.

Política e cidades

Por Athylla Borborema

A primeira feira de adoção de cães e gatos deste ano de 2021, promovida pelo CCZ - Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Eunápolis, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18 de junho, na Praça do Pequi e foi um grande sucesso em razão das adoções realizadas. O amor pelos animais é visto e sentido durante a feira. Todos se encantam e se emocionam com os animais.

Política e cidades

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informou no fim da tarde desta sexta-feira, 18 de junho, que houve registro de 53 novos casos positivos de Covid=19 no município. Até o momento são 16.237 casos confirmados. Destes, 38 são considerados ativos, ou seja, as pessoas que ainda têm a possibilidade de transmitir o vírus. Até o momento são 252 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,55% em relação aos casos confirmados. Nossa taxa de recuperação é de 98,21%, são 15.947 recuperados.

Óbito

Também nesta sexta-feira (18) foi confirmado mais um óbito em decorrência do novo coronavírus em Teixeira de Freitas. Um homem, de 73 anos, que estava internado na rede privada e faleceu dia 17 de junho.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, são 25 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 12 clínicos e 13 na UTI, representando 87% de ocupação de UTI. Na UPA, de acordo com última atualização feita, havia 01 internado. Na UMMI são 03 pessoas internadas na enfermaria. Lembrando que são internadas na UMMI, puérperas, gestantes e crianças.
Na rede privada são 15 internados, 08 na enfermaria e 7 na UTI, representando 100% de ocupação de UTI. A quantidade de leitos de UTI da rede privada é flexível, visto que alguns leitos são reservados para realização de cirurgias. Sendo no total de internações 44.

Log in or Sign up