Prefeitura reúne produtores para o lançamento do Serviço de Inspeção Municipal em Cachoeira do Mato

Na manhã desta quinta-feira (15/08), a Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu o lançamento do SIM - Serviço de Inspeção Municipal, durante uma reunião com produtores da região que sonhavam com o serviço que vai proporcionar aos seus produtos a efetiva segurança jurídica e econômica com aquisição do seu selo de qualidade. O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

O lançamento contou com a presença o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o engenheiro e produtor rural Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori”; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); o chefe Municipal de Gabinete, Herbet Chagas; do secretário Municipal de Assistência Social, Gilberto do Sindicato e do secretário Municipal de Educação, Hermon Freitas. O evento reuniu os principais produtores da região do distrito de Cachoeira do Mato e adjacências para o lançamento do SIM - Serviço de Inspeção Municipal.

A reunião ocorreu durante o estabelecimento do mutirão “A Prefeitura mais perto de você” que ocorreu em Cachoeira do Mato nesta quinta-feira (15/08) como parte da programação da Semana da Agricultura Familiar. Conforme o secretário Dori, o lançamento do SIM - Serviço de Inspeção Municipal chega para inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos, realizando o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos expostos para consumo.

O secretário de Agricultura Dori Neves destaca que o papel do SIM é oferecer segurança os empreendedores que trabalham com produtos oriundos do campo que é proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais e realizar ações de combate a clandestinidade. Além da utilização de meios e mecanismos de comunicação diversos destinados à população, com orientações sobre o trabalho do SIM para a regularização dos produtores e seus estabelecimentos e para a produção de alimentos dentro das normas e leis vigentes. Bem como, promovendo reuniões nas comunidades rurais divulgando os serviços prestados para regularização das atividades produtivas/agroindústrias, realizando ainda, palestras destinadas as comunidades estudantis e as organizações da sociedade civil organizada.             

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, o lançamento do SIM é um grande avanço para o produtor rural e para os cooperados, que garante qualidade, segurança econômica e segurança jurídica aos profissionais envolvidos, especialmente o consumidor final. Ele lembra que o SIM já está atuando na Secretaria Municipal de Agricultura, atendendo a início as unidades de beneficiamento de leite, especificamente na produção de queijos, visto que o distrito de Cachoeira do Mato é um grande produtor; com o SIM segundo o parlamentar, haverá segurança alimentar e a possibilidade de que os pequenos produtores possam comercializar seus produtos até mesmo em grandes redes de supermercados do país. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up