Prefeitura Mucuri 970x250
Município entrega 35 posses aos agricultores do Projeto Arrendamento Solidário Rural em Cachoeira do Mato

Durante o mutirão “A Prefeitura mais perto de você” que ocorreu em Cachoeira do Mato nesta quinta-feira (15/08) como parte da programação da Semana da Agricultura Familiar. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu a entrega de 35 posses oficiais aos agricultores do distrito do distrito de Cachoeira do Mato. Na realidade trata-se de um projeto estabelecido em parceria com o prefeito Temóteo Alves de Brito (Sem Partido), de uma área de 30 hectares que foi destinada às famílias de pequenos agricultores rurais para a implantação do programa da agricultura familiar inserido no Projeto Arrendamento Solidário Rural, com duração inicial de 4 anos, apresentado pelo atual presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) no início desse seu atual mandato no Poder Legislativo.

Conforme informou o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o engenheiro e produtor rural Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori”, a ideia do projeto acaba de se consolidar, inclusive com a área já toda preparada, com os lotes e as famílias devidamente selecionadas que agora ficarão a cargo de uma equipe técnica comandada pelo presidente Ronaldo Cordeiro que é o autor do Projeto de Lei que idealizou o programa e que também é o legítimo representante do distrito de Cachoeira do Mato no Poder Legislativo e da Associação dos Pequenos Agricultores, que foi fundada para esta finalidade. Segundo Dori Neves, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, 35 famílias de pequenos agricultores serão beneficiadas diretamente neste primeiro momento do projeto. As famílias receberão assistência técnica através de técnicos e engenheiros agrônomos que darão todo suporte aos agricultores familiares desde o preparo do solo até a planta, além da formação da manutenção e colheita. Uma assistência técnica também será designada para implantar uma unidade de multiplicação do projeto de mandiocultura na área em Cachoeira do Mato. O pátio da mandiocultura contará com mudas, de alta produção cedidas pela CEPLAC de Uruçuca, assistência técnica da Prefeitura Municipal e apoio da Suzano/Polímata e Setaf-Ater. Ou seja, segundo explicou o presidente Ronaldo Cordeiro, o cultivo da mandiocultura para atender os produtores da agricultura familiar será apenas uma entre as culturais agrícolas que serão cultivadas no projeto em Cachoeira do Mato.

Já o prefeito Temóteo Brito informou, que ainda faz parte do Projeto Arrendamento Solidário Rural na Agricultura Familiar em Cachoeira do Mato, as obras de reforma e ampliação da Farinheira Comunitária já no modelo de farinheira sustentável através da parceria estabelecida com a Polímata, uma empresa habilitada a fornecer serviços e consultoria agrícola e ambiental para os setores rural, turismo e lazer, saneamento ambiental, órgãos públicos e sociedade civil em geral. E durante a entrega das posses das áreas aos agricultores, a Secretaria de Agricultura lançou o maniveiro do projeto de mandiocultura. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up