Rádio Educadora 104,9 FM entra no ar como presente de aniversário nos 58 anos de Itamaraju

Entrou no ar em caráter experimental na manhã deste sábado, dia 5 de outubro de 2019, a Rádio Educadora 104,9 FM de Itamaraju. A emissora foi entregue de presente ao município que completa hoje, 58 anos de emancipação político administrativa. A Rádio Educadora FM foi outorgada no último dia 15 de maio de 2019 pelo Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações com publicação no Diário Oficial da União por meio do ato nº 2482/2019.

A nova emissora de Itamaraju, a “Rádio Educadora 104,9 FM” é a primeira estação de rádio que o Governo Federal libera na Bahia com sua composição associativa puramente formada por profissionais da comunicação social (jornalistas e radialistas). O processo da Rádio Educadora FM iniciou-se em março de 2012 e em 19 de novembro de 2012, foi dado cumprimento ao seu aviso e ao longo de 7 anos foi dada a execução do processo formado por 33 fases. A nova emissora está estabelecida com os seus estúdios e torre de transmissão no bairro Corujão, na zona sul da cidade, em um ponto estratégico devido à sua altura privilegiada.

De acordo com o jornalista e radialista Ronildo Brito, um dos gestores da emissora, a Rádio Educadora 104,9 FM entra no ar para ajustes dos seus aparelhamentos e deve passar 30 dias tocando músicas até que todos os seus equipamentos estejam devidamente afinados e a programação da 5ª emissora de Itamaraju entre no ar em caráter definitivo com sua programação em novembro. Já o jornalista e radialista Athylla Borborema, um outro gestor da Rádio Educadora FM, a nova emissora de rádio trará inúmeros benefícios, tanto para a cidade de Itamaraju, como também para toda a região se preparando para ser um veículo de entretenimento cultural, educacional e de informação para todos. Destacando a felicidade da equipe por este momento importante para radiodifusão regional e pela Rádio Educadora já ter entrado para a história de Itamaraju, por ter sido entregue como um presente de aniversário de 58 anos do município.

A primeira emissora de Itamaraju é a Rádio Extremo Sul AM 830 KHZ, inaugurada pelo saudoso Almir Nobre de Almeida em 5 de maio de 1987, no Dia Nacional das Comunicações, em homenagem ao nascimento de Marechal Cândido Rondon, patrono das Comunicações no Brasil. Em 1988 foi a vez dos irmãos Manoel Pedro e Ronaldo Rodrigues Soares inaugurarem a primeira estação FM da cidade, Rádio Sensasom 99,7 FM. Em 2000, foi a vez de Joselito Ferraz comandar a equipe que inauguraria a primeira rádio comunitária do extremo sul da Bahia, a Rádio Tropical 87,9 FM que iniciou com a marca de Alternativa. No ano de 2006, a família Carletto inaugura a terceira emissora comercial da cidade, a Rádio Terramar 91,3 FM. E somente agora em 5 de outubro de 2019, foi a vez dos jornalistas e radialistas Athylla Borborema e Ronildo Brito colocarem no ar a Rádio Educadora 104,9 FM como a 5ª emissora de rádio da Itamaraju. (Da redação TH)

Log in or Sign up