camaramucuri
Nova Viçosa se mobiliza e capacita voluntários após ameaça de chegada do óleo em Abrolhos

O Segundo comunicado do grupo de acompanhamento formado por Marinha, ANP (Agência Nacional do Petróleo) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), pequenas manchas de óleo atingiram no sábado do último dia 2 de novembro, o Parque Nacional de Abrolhos, um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul. A primeira observação foi de pequenos fragmentos registrados na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que foram o Arquipélago de Abrolhos.

De imediato o município de Nova Viçosa através tanto da Prefeitura Municipal com suas secretarias afins (Meio Ambiente, Obras, Administração e Saúde) quanto a Câmara Municipal se mobilizaram na tentativa de estarem preparados para poder enfrentar a chegada da ameaça desastrosa do óleo. Em parceria com empresas do segmento ambiental ou que disponibilizam algum conhecimento na área, o município já disponibilizou duas capacitações de enfrentamento, assim que a Marinha emitiu os primeiros comunicados oficiais de presença de óleo na região.

A 2tree Consultoria Ambiental, através do seu Analista Ambiental Thiago Rizzo, promoveu na tarde de sábado do último dia 2 de novembro, a primeira capacitação. Cerca de 50 pessoas se voluntariaram para receberem as informações, o “treinamento” aconteceu no espaço do Clube ZP em Nova Viçosa. Uma segunda capacitação ocorreu na noite de segunda-feira do último dia 4 de novembro, no Centro de Treinamento, com representantes da Suzano.

O Prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM) esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal, vereador José Anastácio e o vereador João Farias, ambos do DEM, para encontrarem mecanismos legais de responsabilizar a petroleira grega Delta Tankers, proprietária da embarcação navio-tanque Bouboulina, assim que se confirmarem as suspeitas de que foi a empresa responsável por esse crime. “Já temos sofrido muito com desastres em nossas praias, não vamos dessa vez nos calar e esperar a boa vontade de ninguém, os responsáveis vão ter que ressarcir o povo de Nova Viçosa e região por mais esse crime ambiental”, disse o vereador João Farias.

Navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de um navio da Petrobras, atuam no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região. Uma equipe de técnicos, mergulhadores e voluntários já treinados, partiram numa missão para o arquipélago de Abrolhos, dentre eles o experiente mergulhador Cristiano Martins, um dos voluntários que também tem feito saídas de monitoramento fornecendo boletins diários da situação do óleo na região. (ASCOM)

 

 

Log in or Sign up