camaramucuri
  Formado comitê de monitoramento do óleo nas praias em Nova Viçosa

O município de Nova Viçosa, Zona Turística da Costa das Baleias, está diretamente ligado a rota do Parque Marinho dos Abrolhos, da Ilha de Coroa Vermelha, além de possuir o maior estuário do mundo. Com todas essas referências marinhas uma preocupação era como se portar frente à ameaça do óleo que atingiu as praias do Nordeste do Brasil. A partir daí uma grande operação foi montada de combate e contenção do avanço das manchas de óleo que pudesse se aproximar das praias do município e da região como um todo.

Voluntários, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Associação Comercial, Marinha do Brasil se reuniram e, juntos, montam um comitê de monitoramento do óleo, uma espécie de QG para lidar com achegada do desastre ambiental que, até o momento, está mais concentrado nas praias do litoral norte do município de Prado.

O comitê, segundo o empresário e mergulhador profissional Cristiano Martins, o BUIU como é conhecido, apesar de contar com diversos voluntários “comuns” possui um padrão de qualificação bem técnica, aptos a encarar situações críticas e emergenciais. "Nova Viçosa foi o primeiro município a se preocupar com tamanha intensidade com o problema, estamos trabalhando diuturnamente para reduzir ao máximo os impactos da presença do óleo em nossa região", disse Buiu.

O comitê tem monitorado diariamente a região ao entorno dos Abrolhos, Coroa Vermelha e a Costa das Baleias como toda, em Nova Viçosa os principais pontos de monitoramento estão sendo os manguezais, as ilhas de Barra Velha e Coroa Vermelha, e as praias centrais. Para atuar no monitoramento, mais de cinquenta voluntários foram capacitados com orientações da 2Tree e Suzano sobre manuseio e contato com o óleo, uso de (EPIs) e forma adequada de descarte do material recolhido.

Com boletins diários sobre o monitoramento da região, o comitê tem sido a principal referência de coleta de informações sobre a presença de óleo nas praias da Costa das Baleias e na região do Arquipélago dos Abrolhos. (Ascom)

Log in or Sign up