Prefeitura Mucuri 970x250
Prefeitura amplia rede de saúde e inaugura ESF no Residencial Castelinho

No início da noite de quinta-feira do último dia 28 de novembro, o prefeito Temóteo Alves de Brito (PP), promoveu a entrega da 3ª unidade básica de saúde, somente este ano, da ESF – Estratégia Saúde da Família, do Residencial Castelinho, na zona leste da cidade. O prédio da ESF conta com 320 metros quadrados de área construída, com consultórios médicos, consultório odontológico, sala para atendimento de enfermagem e espaço para atendimentos em grupos. O local conta com as especialidades de clínico geral, médico ginecologista, médico pediatra, nutricionista, psicólogo e dentista.

A ESF do residencial Castelinho contemplará os moradores dos bairros Residencial Castelinho II e os bairros vizinhos Cidade Nova, Jerusalém, Novo Jerusalém e João Mendonça, com estimativa de 1.200 atendimentos mensais. Entre eles, estão consultas médicas e odontológicas, procedimentos, atendimentos em grupos e exames laboratoriais. Durante a inauguração o prefeito Temóteo Brito assinou uma nova ordem de serviço para as obras de revitalização da unidade da ESF – Estratégia Saúde da Família, do bairro Castelinho, também na zona leste da cidade.

O evento de inauguração contou com a presença de várias autoridades políticas, inclusive do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro (PSC) e de dois dos três vereadores da região, Arnaldo Ribeiro, o “Arnaldinho” (PT) e Manoel Pedro, o “Pedrão” (PV) e muitos outros vereadores, secretários municipais, servidores públicos e um grande público. Por ocasião que o prefeito Temóteo Brito também anunciou para os dias 12 e 13 de dezembro de 2019, um mutirão de saúde pública que será realizado em Teixeira de Freitas para atender à população em inúmeras especialidades.

Conforme o novo secretário Municipal de Saúde, o advogado Hebert Chagas, a nova unidade faz parte do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica – UBS) para o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das unidades básicas, que seja acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, estimulando a melhoria das práticas das equipes de saúde. Tanto que para receber a unidade à Prefeitura de Teixeira de Freitas se qualificou e deu toda a contrapartida com recursos próprios e, o objetivo das Unidades de Saúde da Família é promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e a sua equipe.

Em seu discurso o prefeito Temóteo Brito disse que a nova unidade da ESF chega para ampliar os serviços básicos em saúde da população. “Estamos trabalhando e investindo em várias frentes em prol da saúde pública. Porque sem saúde ninguém conquista o seu futuro. Já estamos reformando outros setores do Hospital Municipal, onde vamos entregar em breve 12 novos leitos de UTI. Já construímos a nova unidade de hemodiálise, estamos concluindo um novo centro cirúrgico, estão em pleno vapor as obras da 3ª unidade de radioterapia da Bahia, no bairro Jardim Liberdade, um investimento de mais de R$ 12 milhões e também entregaremos em breve a nova UMMI – Unidade Municipal Materno-Infantil. São ações que temos orgulho de realizar e me sinto honrado em participar deste sonho”, festejou Temóteo Brito.

O vice-prefeito Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Lucas Bocão” (PV), enalteceu a chegada da ESF do Residencial Castelinho. “Nós sabemos que precisamos nos unir para melhorar cada vez mais a nossa cidade. Não somos da facção do cada pior, melhor. Somos do grupo do cada vez melhor, melhor. Parabenizo a entrega dessa Unidade Básica de Saúde, que passa a ser a mão amiga desses moradores, dando oportunidade para que tenham uma saúde descente e humanizada”, enfatizou Lucas Bocão.

A ESF do Residencial Castelinho possui ainda sala de espera, um consultório médico, um consultório odontológico, um consultório de enfermagem, acolhimento, coleta de material, sala de procedimentos, farmácia, sala de atividades coletivas, sala de vacinas, sala de observação, sala de esterilização, almoxarifado, copa e estacionamento. E ofertará também serviços de consulta médica, de enfermagem, consulta e tratamento odontológico, planejamento familiar, exames preventivos, nebulização, marcação de exames, triagem neonatal, curativos, pré-natal, entre outros procedimentos. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up