Mucuri Carnaval
Teixeira e Itamaraju vão renovar concessões de 30 anos com a EMBASA e empresa anuncia investimentos inovadores para as duas cidades

A EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A., está prestes a assinar um novo contrato com a cidade de Teixeira de Freitas que renovará sua concessão por mais três décadas. Itamaraju também assinará em breve o seu novo contrato que renova a concessão da empresa por mais 30 anos na cidade. O gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto, confirmou em entrevista ao Teixeira Hoje que a cidade de Itamaraju, foi uma das primeiras cidades baianas a concluir seus debates, estudos e projetos. Teixeira de Freitas a previsão é para o início deste ano, após conclusão dos últimos estudos e exposição do projeto de expansão das melhorias e adequação do sistema de abastecimento de água da cidade, embora as obras do esgotamento sanitário do bairro Ouro Verde já começaram.

Itamaraju

Em Itamaraju a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A., com a assinatura do novo contrato possui também orçamento previsto para obras em rede de esgoto no bairro Corujão com rede coletora, em parte restante do bairro Bela Vista e no bairro recém-criado Vista da Pedra. Itamaraju é atualmente uma das 10 cidades mais bem saneadas do norte/nordeste do Brasil e as novas obras darão à cidade um novo conceito em saneamento básico no interior do Brasil.

Conforme ainda o gerente regional Severino Neto, em Itamaraju a EMBASA também fará investimentos no sistema de abastecimento de agua nos distritos de Pirajá e Piraji. Ainda estão previstos orçamentos para o projeto ambiental que atualmente está em fase de estudo que objetiva investimentos na revitalização florestal com inovadores projetos ambientais sobre o Rio do Ouro e também no Rio Jucuruçu, porque em Itamaraju, a EMBASA passará a ter duas estações de captação de água, além da já existente no Rio do Ouro, outra será construída no Rio Jucuruçu.

Teixeira de Freitas

Para Teixeira de Freitas, o gerente regional Severino Neto apresentou o novo planejamento da EMBASA para os próximos 30 anos, com novos investimentos na sede e nos distritos de Duque de Caxias, Santo Antônio e Cachoeira do Mato. Em 2014, a empresa já havia investido o valor de R$ 79 milhões em saneamento básico que elevou para 61,19% o percentual da população alcançada com rede de esgoto.

Conforme o gerente regional da EMBASA, engenheiro Severino Neto, os novos investimentos já estão alcançando outros grandes bairros da cidade com rede de esgotamento sanitário, a exemplo do bairro Ouro Verde, Residencial dos Pioneiros, Jardim Liberdade e tantas outras localidades urbanas, além de investimentos em tecnologia, ampliação e expansão no serviço de abastecimento de água.

Segundo Severino Neto, a EMBASA que tem uma tradição de 47 anos na Bahia e atende atualmente 366 dos 417 municípios baianos, está com o seu contrato vencido desde março de 2017 com o município de Teixeira de Freitas e os novos investimentos fazem parte do planejamento municipal de saneamento que prevê a renovação do contrato, orçado inicialmente em R$ 129,500 milhões.

Ainda estão previstos orçamentos para o projeto ambiental que atualmente está em fase de estudo que prevê investimentos na revitalização florestal do Rio Alcobaça e ainda se estuda a viabilidade ambiental para se construir uma barragem em território de Teixeira de Freitas objetivando armazenar água e garantir o líquido para as próximas gerações, ao mesmo tempo em que se resgata o leito do rio com arrojados e inovadores projetos ambientais de reflorestamento. Atualmente 51.429 imóveis teixeirenses possuem água encanada da EMBASA e 28.410 imóveis possuem rede de esgoto da EMBASA, o que representa, 96,58% da população com água tratada e 61,19% com esgotamento sanitário. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up