Mucuri
Temóteo Brito assina em Salvador contrato de mais 30 anos de concessão com a EMBASA

No final da manhã desta segunda-feira (17/02) em Salvador, o prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) assinou com a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A., o novo contrato de renovação da concessão da empresa por mais 30 anos, assegurando a continuidade da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Teixeira de Freitas.

A cerimônia de assinatura em Salvador reuniu além do prefeito Temóteo Brito, os seguintes diretores da EMBASA: A superintendente de Operação Sul, Pollyana Duarte de Carvalho; o diretor de Operação do Interior, engenheiro civil José Ubiratan Cardoso Matos; e o diretor de Operação da Região Metropoliatana de Salvador, engenheiro agrimensor e sanitarista Carlos Ramirez Magalhães Brandão que representou na cerimônia de assinatura do contrato o presidente Rogério Costa Cedraz, além da presença do gerente regional da Embasa no extremo sul da Bahia, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto.

O diretor Carlos Ramirez Magalhães Brandão, ressaltou a importância do contrato de programa, que segundo ele, “empodera o município, que passa a ter um instrumento legal para cobrar da Embasa que tudo seja feito conforme está no contrato”. Ele falou, ainda, do empenho da Embasa na ampliação e universalização do atendimento à população. “O contrato de programa define o que vai ser feito nos próximos anos, garante a continuidade dos serviços prestados, além de facilitar a obtenção de recursos junto a agentes financiadores, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do município”.

Conforme o prefeito Temóteo Brito, o novo contrato de concessão por mais 30 anos a EMBASA viabiliza novos programas de estudos e exposição do projeto de expansão das melhorias e adequação do sistema de abastecimento de água da cidade, embora algumas obras previstas no contrato já começaram, como é o caso do esgotamento sanitário do bairro Ouro Verde, que estenderá para os bairros vizinhos do Residencial dos Pioneiros e Jardim Liberdade, na zona oeste da cidade. Além da previsão de investimentos em tecnologia, ampliação e expansão no serviço de abastecimento de água de Duque de Caxias e Cachoeira do Mato.

A EMBASA que tem uma tradição de 47 anos na Bahia e atende atualmente 366 dos 417 municípios baianos, estava com o seu contrato vencido desde março de 2017 com o município de Teixeira de Freitas. O contrato que acaba de ser assinado prevê novos investimentos e fazem parte do planejamento municipal de saneamento que antecipou a renovação do contrato, orçado inicialmente em R$ 129,500 milhões para execução da sua primeira etapa.

Ainda estão previstos orçamentos para o projeto ambiental que atualmente está em fase de estudo que prevê investimentos na revitalização florestal do Rio Alcobaça e ainda se estuda a viabilidade ambiental para se construir uma barragem em território de Teixeira de Freitas objetivando armazenar água e garantir o líquido para as próximas gerações, ao mesmo tempo em que se resgata o leito do rio com arrojados e inovadores projetos ambientais de reflorestamento. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up