Após 8 dias de internamento o coronel Osíris Cardoso se recupera bem do Coronavírus

Por Athylla Borborema

O diretor geral do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso sai do estado de perigo e já recupera bem onde se encontra internado numa Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Sobrasa de Teixeira de Freitas, após ter sido contaminado com o novo Coronavírus (Covid-19). O oficial ao testar positivo se isolou, mas no terceiro dia após o isolamento, sentiu febre e cansaço decorrentes das lesões pulmonares devido à ação do vírus e precisou ser internado na segunda-feira do último dia 6 de julho, mas na manhã desta segunda-feira (13/07) as notícias que chegaram foram ótimas, o coronel Osíris Cardoso já está fora de perigo, ainda respira com ajuda de oxigênio, mas em quantidade menor, por meio de cateter, não houve necessidade de intubação e, já se alimenta normalmente.

Ninguém mais da família do tenente-coronel Osíris Cardoso se contaminou. No Conjunto Penal onde o tenente-coronel dirige não registrou nenhum caso nos últimos 4 meses, houve apenas 5 casos de agentes penitenciários contaminados, mas ocorreram no mês de março passado. E até hoje, nenhum dos quase 800 presos da unidade foi contaminado. O filho do coronel, o advogado Henrique Cardoso confirmou ao TH nesta manhã de segunda-feira (13) que o coronel Osíris resistiu bem os abalos do vírus e as expectativas são que ele já tenha alta nos próximos dias.

“Meu pai está bem graças a Deus, nos últimos três dias ele apresentou uma melhora gloriosa e já está fora de qualquer perigo. Temos falado com ele no telefone e já já vamos tê-lo conosco novamente. Aproveitamos e agradecemos a preocupação a todo instante da população na busca por notícias e pelas orações em favor do meu pai”, disse o advogado Henrique Cardoso.

O tenente-coronel Osíris Cardoso é um dos oficiais mais prestigiados da Polícia Militar do Estado da Bahia e muito querido pela população de Teixeira de Freitas. Trata-se de uma figura que é de se louvar a figura e a grandeza humana que representa o tenente-coronel Osíris Cardoso, de muita postura, ética, de retidão invejável, carreira brilhante, inteligente, rigoroso e ao mesmo tempo de grande sensibilidade artística, simples, educado e de alta habilidade operacional, tributos que faz da sua carreira uma das mais festejadas do Estado.

Natural de Salvador, chegou a Teixeira de Freitas no ano 1992, ainda como 2º tenente, onde foi promovido a 1º tenente, capitão, major e hoje está na patente de tenente-coronel. Ocupou os cargos mais importantes da Polícia Militar na região, como comandante da 44ª CIPM de Medeiros Neto, subcomandante da CAEMA, chefe de unidade de planejamento, comandante da 1ª e da 2ª Companhia do 13º BPM e depois comandante do 13º BPM e desde 24 de janeiro de 2013, pela segunda vez, ocupa a titularidade da diretoria do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, tornando-se o responsável pela estrutura do presídio que se tornou modelo em serviço laboral para o interior do Brasil e um dos primeiros do país a implementar e distribuir tornozeleiras eletrônicas aos presos do regime semiaberto, assumindo a importância para o controle das atividades dos apenados. 

Log in or Sign up