nova300
Secretaria de Saúde retoma o “vida saudável” com as atividades físicas do grupo da melhor idade em Alcobaça

Por Athylla Borborema

A Prefeitura Municipal de Alcobaça retornou neste penúltimo final de semana de setembro, através da Secretaria Municipal de Saúde, a programação da AMA - Assistência Multidisciplinar de Alcobaça, inclusive com o programa do Grupo Vida Saudável com as atividades físicas do grupo da melhor idade, cuja flexibilização visa além do cuidado com a saúde física, também fortalece a saúde mental dos idosos, que imprime aos serviços de saúde a obrigatoriedade de incluir atividades e serviços voltados ao atendimento humanizado à população idosa. E diante da ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, manter um comportamento sedentário pode ser ainda pior e, a prática de atividade física melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do Coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde, visando aumentar a resolutividade e a qualidade da Atenção Básica, instituiu a AMA - Assistência Multidisciplinar de Alcobaça, baseada nas experiências bem-sucedidas do extinto NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que teve sua nomenclatura redefinida para AMA pelo Ministério da Saúde. Conforme a educadora física Fabrícia Oliveira Santos, coordenadora do Grupo Vida Saudável, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento, como educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas. Segundo Fabrícia Oliveira, o projeto foi idealizado a partir da necessidade que a comunidade de idosos têm de inserção em atividades que promovam sua autonomia e protagonismo, buscando também discutir temas relacionados ao envelhecimento saudável com o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Para o secretário Municipal de Saúde de Alcobaça, João Dalmo Vilas Boas, o advento da pandemia do novo coronavírus não mudou apenas o jeito das pessoas trabalharem e se relacionarem, mas também a forma de se alimentar, sofrendo uma transformação radical nos últimos meses. Para ele, é importante citar que as escolhas alimentares que fazemos interferem na nossa imunidade, e se tem uma coisa que ninguém quer agora, é ficar doente. Como a saúde física anda junto com a saúde mental, quando uma vai mal, a outra tende a piorar. Notícias ruins, noites mal dormidas, falta de rotina, baixa autoestima, é tanta coisa que fica difícil assimilar.

Segundo o secretário de saúde João Dalmo, com o intuito de proporcionar um acompanhamento adequado, a AMA - Assistência Multidisciplinar de Alcobaça, retoma com o Grupo Vida Saudável, para ajudar a trilhar o caminho dos bons hábitos e da saúde das pessoas da melhor idade. “Preparamos um programa com nossa equipe multiprofissional que oferecerá todo o suporte necessário para incentivar os participantes a se reconectarem com a saúde física, mental e até mesmo seguir melhor do que antes, no entanto, seguindo todas as orientações da OMS - Organização Mundial de Saúde. Uma pequena triagem realizada antes das atividades, aferição de temperatura corporal, distanciamento entre os participantes, disponibilização de álcool 70% e é indispensável o uso da máscara durante as atividades”, disso o secretário João Dalmo.

Conforme a enfermeira Virgínia Helena, coordenadora da Assistência Multidisciplinar de Alcobaça, a AMA é constituída por uma equipe multiprofissional de diferentes áreas de conhecimento com intuito de atuar em conjunto com as ESF´s –Estratégias Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes. Contribuindo na promoção, prevenção e acompanhamento na saúde pública e, além disso, vem dando suporte aos pacientes pós Covid que necessitam da reabilitação fisioterapêutica respiratória e motora. Trazendo melhoras rápidas e significativas no estado geral do paciente, minimizando sequelas e promovendo assim a total recuperação do usuário.

A enfermeira Ravenna Dantas da Silva, coordenadora da Atenção Básica do município de Alcobaça, informou que a Secretaria de Saúde diante da situação atual da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), diagnosticou uma demanda de pacientes com transtornos mentais gerados pelo novo estilo de vida, uma vez que o distanciamento social, isolamento vem ocasionando alguns sintomas como ansiedade, depressão, medos e pensamentos de morte, síndrome do pânico, dentre outros. E para solucionar essa demanda a AMA - Assistência Multidisciplinar de Alcobaça vem disponibilizando assistência psicológica virtual através do teleatendimento, na contribuição direta da melhora do quadro emocional e psicológico.

Ainda de acordo com a coordenadora Municipal da Atenção Básica, a enfermeira Ravenna Dantas, o intuito do retorno das atividades do Grupo Vida Saudável é prevenir agravos e promover a saúde dos idosos a partir de estratégias lúdicas e de lazer que também oportunizem aos idosos ser protagonistas no processo de cuidado e ser incluídos na agenda de atividades das equipes da atenção básica. Dentre as principais estratégias que podem ser utilizadas para promover um envelhecimento dinâmico e saudável destaca-se a prática de atividade física regular e a participação social do idoso, com auxílio de profissionais capacitados. O objetivo é se prover movimentos corporais moderados, melhorando o bem-estar físico e psíquico do idoso, por entender que a atividade física proporciona um envelhecimento saudável aliado a uma melhor qualidade de vida e socialização.

Log in or Sign up