Por Ronildo Brito
Município composto por muitos índios da etnia pataxó, o Prado terá a partir de 1º de janeiro de 2021, um indígena na composição da Câmara de Vereadores. Trata-se de Zeca Cacique (PCdoB).
José Conceição de Jesus ‘Zeca Cacique, tem 44 anos de idade e nasceu no próprio município do Prado.
“Zeca Cacique” obteve 338 votos e foi o único eleito do seu partido. Ele chaga à Câmara Municipal do Prado com a nona maior votação do município e diz que terá pela frente o desafio de defender os direitos dos indígenas locais e até de outras aldeias vizinhas, como é o caso daquelas estabelecidas na divisa com Porto Seguro.
A Câmara Municipal do Prado é composta por onze cadeiras. Este ano o vereador mais votado do município foi Robério (PROS), com 594 votos e a última vaga ficou para Eglif de Negreiros (PV) que alcançou 278 indicações.
Outros nomes conhecidos da política pradense, como o da Professora Bruna (PROS) ficou de fora do Legislativo mesmo conseguindo 350 votos, a oitava maior votação entre todos os candidatos. Ele foi prejudicada pelo quociente eleitoral, já que sua legenda fez dois vereadores com votações maiores, sendo o próprio Robério (594 votos) e o advogado Wanderson da Rocha Leite (448 votos).