Presidente André Sampaio propõe estender atuações do ProdNorte pelo desenvolvimento econômico dos municípios capixabas

Por Athylla Borborema

O PRODNORTE - Programa Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba elegeu na terça-feira do último dia 30 de março de 2021, a sua nova diretoria para o biênio 2021/2022. A instituição é um consórcio público que agrega os 12 municípios da região extremo norte do Estado do Espírito Santo e é atualmente um importante instrumento de política pública para o desenvolvimento econômico, na infraestrutura, saneamento, agricultura, melhorias no sistema de saúde pública, meio ambiente e muitos outros setores da região.

A eleição ocorreu na sede do PRODNORTE na cidade de Pinheiros e muitos prefeitos participaram do pleito de forma online. Duas chapas concorreram às eleições, mas a chapa vencedora foi encabeçada pelo prefeito de Montanha, André dos Santos Sampaio (PSB); o vice-presidente é o prefeito de Conceição da Barra, Walyson José Santos Vasconcelos, o “Matheusinho” (PTB) e o secretário geral é o prefeito de Mucurici, Atanael Passos Wagmacker (MDB).

O PRODNORTE - Programa Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba foi criado no ano de 1999, fruto de uma ação estratégica voltada ao desenvolvimento econômico regional, recuperação ambiental, potencialização turística e implementação de projetos estruturais objetivando a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade. O Consórcio Público nasceu por meio da mobilização dos setores públicos, privados e do terceiro setor com foco no desenvolvimento regional, mas alinhado com as políticas públicas do Plano de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.

O PRODNORTE possui base nos 12 municípios do extremo norte capixaba, tais como: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. O Consórcio é hoje o mais importante instrumento dos municípios da região na execução de ações e programas com vistas à resolução de problemas administrativos, na captação de recursos públicos, na ampliação da capacidade de atendimento aos cidadãos, bem como no poder de diálogo das prefeituras junto aos governos Estadual e Federal.

Para o novo presidente do Consórcio Público PRODNORTE, o prefeito de Montanha, André Sampaio, a instituição se consolidou como uma grande bobina do desenvolvimento do extremo norte capixaba, constituindo-se também em uma importante câmara de relações institucionais para a discussão e superação de desafios dos municípios, que exigem a tomada de decisões de forma compartilhada e para além dos limites municipais.

“Nossa missão na presidência desta importante entidade que representa muito bem os municípios do extremo norte capixaba é avançarmos muito no sentido de estruturar e consolidar as políticas desenvolvidas pelo PRODNORTE. Vamos ampliar o diálogo com os prefeitos, com o setor produtivo da região e com as lideranças comunitárias para que as propostas apresentadas se concretizem em benefícios efetivos e em obras físicas que transformarão a realidade dos nossos municípios, especialmente na conquista de novas grandes empresas para que impulsionam ainda mais o desenvolvimento industrial, gerando emprego, renda e diversificando a nossa economia regional”, ressaltou o novo presidente André Sampaio.

Log in or Sign up