Carreata em Itabatã impulsiona a campanha “Nenhum aluno fora da escola!” em Mucuri

Da redação TH

Uma concentração dos profissionais da educação seguida de uma carreata pelas ruas do distrito de Itabatã, maior centro urbano do município de Mucuri, na tarde desta última sexta-feira (23/04) impulsionou a campanha publicitária idealizada em torno das novas inscrições das matrículas dos alunos da rede municipal de ensino, denominada “Nenhum aluno fora da escola! – Matricule-se já!”.

O ato foi organizado pelos gestores escolares com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Mucuri e contou com o comparecimento em massa dos professores uniformizados com a camisa da campanha e também com a presença do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), que participou ativamente da mobilização junto aos pais de alunos.

A concentração da “carreata da educação” começou às 16h, na frente da Escola Municipal Deputada Ana Oliveira, na Avenida Costa Rica, no bairro Cidade Nova, em Itabatã, de onde os participantes do movimento seguiram pelas ruas e avenidas centrais e da maioria dos bairros do distrito.

Além das 9 escolas municipais de Itabatã, participaram educadores, colaboradores, pais de alunos e os próprios estudantes de todas as escolas do município, tanto da sede e do distrito de Itabatã, quanto dos povoados e comunidades rurais. A finalidade da Secretaria de Educação de Mucuri é ultrapassar os 8 mil alunos matriculados neste ano de 2021.

Conforme o professor Dalmo Costa de Souza, secretário Municipal de Educação de Mucuri, que também participou do evento, o principal objetivo do movimento é garantir aos pais o direito de matricular seus filhos na escola mais próxima e também de escolha sobre o retorno às salas de aula, respeitando o cronograma e protocolos do governo do Estado. 

“A nossa carreata foi satisfatória e nos surpreendeu com a sensibilidade da população e principalmente dos pais de alunos. Tivemos a honra de contar com a presença do prefeito Robertinho e com toda sua popularidade, que por sinal, fez com que o movimento da campanha tivesse mais adesão”, celebrou o secretário de educação Dalmo Costa.

E acrescentou: “Além dos diretores de escolas, professores e colaboradores, tivemos ainda a participação de dezenas de voluntários e de todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação. Com a concentração e a carreata pelas ruas e avenidas de Itabatã, conseguimos grandes êxitos na sensibilização de toda a população para este verdadeiro compromisso de cidadania. É marca da nossa atual gestão municipal assumir grandes desafios, com todos os esforços possíveis”, destacou o secretário Dalmo Costa de Souza.

O prefeito Robertinho disse que a prioridade nessa retomada do atendimento às matrículas são aqueles alunos que ainda não estão matriculados em escola pública do Estado e de Mucuri. Aqueles estudantes que já fazem parte de uma das redes estão com suas vagas garantidas. E que o objetivo é matricular todos aqueles alunos que estão fora da sala de aula e que o essencial agora é que todos sejam matriculados e retornem às escolas, da maneira mais prudencial, presencial ou virtual.

Durante a carreata da educação no distrito de Itabatã, o prefeito Robertinho desceu do veículo por inúmeras vezes, para agradecer as pessoas que participaram direta e indiretamente do momento da “carreata da educação” de incentivo à volta as aulas, mobilizada para conquistar o maior número possível de alunos matriculados.

No fim da “carreata da educação” o prefeito fez um discurso conclamando a todos os pais de alunos que matriculem seus filhos o mais rápido possível para que o ano letivo em Mucuri seja de puro êxito em 2021. “Todos aqui conhecem muito bem a minha origem e foi por meio da educação que estou aqui hoje com vocês. E reafirmo, a educação e a saúde não serão ferramentas de política particular ou de alguns. Na nossa gestão, saúde é para fazer saúde, educação para fazer educação”, salientou.

O prefeito Robertinho também disse ao público que os profissionais que foram dispensados no início desta atual gestão durante a reforma administrativa, demitidos por já estarem devidamente aposentados, que embora tenha sido uma atitude amarga, era necessária e prudente, para que os filhos dos próprios encontrassem oportunidades através das vagas abertas.

Ainda sobre o assunto dos dispensados, tranquilizou-os dizendo: “Seus direitos adquiridos não serão negados e serão pagos sem que haja necessidade de intervenção na justiça como já ocorreu outrora. O prefeito Robertinho finalizou pedindo à população que reforce as medidas de cuidados e se mostrou preocupado com o aumento de casos ativos no município da COVID-19 e solicitou a todos os presentes que juntos conclamem à oração universal e após o “pai nosso” encerrou-se o evento.

Log in or Sign up