eunapolis970
Nova Viçosa liga sinal de alerta após 100% de ocupação dos leitos de Covid

Por Athylla Borborema

A prefeita Luciana Sousa Machado Rodrigues (PP) afirmou na manhã desta terça-feira (1º/06), que a adoção de novas medidas restritivas no município poderá ser tomada por precaução. O motivo, segundo ela, foi o aumento de notificações de pacientes com sintomas de Covid-19 nas unidades de saúde do município, inclusive atingindo nesta última segunda-feira, dia 31 de maio, 100% de ocupação dos leitos destinados aos pacientes infectados com o novo coronavírus. Tanto que a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa divulgou uma nota alertando a todos munícipes.

A nota divulga que o município está enfrentando, muito provavelmente, o pior momento da pandemia, quando todos os leitos de Covid, no Hospital Municipal, estão ocupados, inclusive os que foram criados a mais, nos últimos dias. A unidade está com 100% de ocupação. A nota fala que o sistema está saturado, não só no município como em toda região. Não existem leitos disponíveis e muito menos profissionais para atender a tantos pacientes que chegam a todo momento. Sem contar que os profissionais estão exaustos e trabalhando no limite.

A nota do município ainda alerta que, se alguém mais grave tiver que ser transferido, regulado pelo Sistema Estadual, dificilmente conseguirá vaga, porque os hospitais de referência também estão trabalhando com sua capacidade máxima. Citando que o altíssimo índice de consumo de oxigênio, que nessa fase, os casos de internação geralmente, precisam de alto fluxo de oxigênio, com poucos dias de contágio da doença. A nota da Prefeitura de Nova Viçosa encerra solicitando mais responsabilidade de todos em cumprir todas as determinações amplamente divulgadas: uso de máscara, lavagem frequentes das mãos e o distanciamento social, para conseguir diminuir o fluxo em seu hospital e nas UTIs da região.

Log in or Sign up