Prefeitura Mucuri 970x250
Maio Amarelo: Campanha tenta conscientizar motoristas sobre cuidados no trânsito

A sexta edição da Campanha Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Assim como em 2018, o assunto escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

O movimento é internacional e pretende ser um estímulo a todos os condutores - de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros - a optarem por um trânsito mais seguro e chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O laço amarelo é o símbolo do movimento.

O Observatório Nacional de Segurança Viária desenvolveu o mote com uma proposta para que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que, com sua ingenuidade e inexperiência, tem uma percepção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

A campanha teve inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos.

Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia.

Abertura

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019 foi no último dia 24 de abril, em Vitória (ES). O vídeo oficial foi apresentado e distribuído a todas as entidades públicas e privadas para uso irrestrito e gratuito em suas comunidades. Já o encerramento será no dia 28 de junho, em Natal-RN.

Na Bahia as ações do Maio Amarelo é coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  e como vem acontecendo ao longos dos últimos anos, os municípios também são integrados à campanha. Ao longo de todo o mês de maio são realizas abordagens educativas e expostos veículos destruídos em acidentes, uma forma encontrada para causar uma reflexão sobre os perigos no trânsito. (Por Ronildo Brito)

Log in or Sign up