Prefeitura Mucuri 970x250
  FACISA lança curso de Medicina Veterinária no seu Campus em Itamaraju

A FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do CESESB – Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, em Itamaraju, a mais tradicional instituição particular de ensino superior do sul do Estado, com uma das melhores estruturas físicas do interior do país, com auditório, quadra poliesportiva, biblioteca, laboratórios modernos e espaços inovadores, onde já possui os seus conceituados cursos de Direito, Administração, Enfermagem, Serviço Social, Radiologia, Odontologia, Farmácia e Gastronomia, agora lançou o seu mais novo curso, desta vez é Medicina Veterinária que já está com seu vestibular aberto para ser aplicado no próximo dia 2 de junho. O curso tem duração de 5 anos e exige tempo integral.

Conforme o diretor geral da FACISA, o professor doutor Jackson Cordeiro, a criação do curso atende às necessidades de formação de profissionais na área de criação de animais, visando ao desenvolvimento econômico do estado da Bahia, bem como proporcionar o ingresso da população local no curso que tanto a população almejou, evitando a migração, principalmente dos jovens, para centros urbanos de qualificação profissional, fixando os graduados em seus municípios de origem, sendo também uma oportunidade de fortalecer a interiorização da formação superior, além disso, Itamaraju é o município com o maior rebanho bovino do Estado e o extremo sul é uma região que se destaca no país no ramo animal.

Segundo o diretor geral Jackson Cordeiro, o médico veterinário tem um grande papel em favor da saúde pública nas intervenções voltadas aos programas e serviços e, principalmente em prol da saúde animal, seja no campo ou no setor doméstico, tanto que o curso busca formar um bacharel em Medicina Veterinária generalista, crítico e capaz de atuar na promoção da saúde e na produção animal, em benefício da sociedade. A formação humanista do aluno se integra aos conhecimentos nas áreas de clínica e cirurgia, saúde pública, saneamento e sustentabilidade ambiental, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e a produção animal.

“O projeto pedagógico associa ensino, pesquisa e extensão utilizando clínicas, os hospitais veterinários e as fazendas experimentais sediadas no município de Itamaraju, além de várias visitas técnicas em indústrias, em outras fazendas e em comunidades, em que as atividades práticas de iniciação científica e extensão serão desenvolvidas. A medicina veterinária tem por objetivo principal, a programação e a preservação da saúde dos animais. Ao concretizar este fundamento, o médico veterinário estará promovendo e preservando a saúde humana, em razão da diminuição do risco de transmissão de doenças ao homem, proporcionando-lhe alimentos de melhor qualidade. Desta forma, o médico veterinário pela sua formação profissional, é um sanitarista em essência”, ressalta o professor doutor Jackson Cordeiro. (Por Athylla Borborema)

Log in or Sign up